Foi encontrado em Paraíso do Sul, na região central do Rio Grande do Sul, o fóssil de uma nova espécie de réptil pré-histórico. A descoberta representa o primeiro registro do grupo chamado de Gracilisuchidae no Brasil, esses animais haviam sido registrados apenas na Argentina e China.
Conforme o paleontólogo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rodrigo Temp Müller, antes do surgimento dos dinossauros, os ecossistemas eram dominados por espécies precursoras dos mamíferos e répteis. Com diversas linhagens, umas das mais populares foi a que deu origem aos jacarés e crocodilos.
No entanto, apesar de encontros anteriores, essa é a primeira observação do grupo no Brasil.
Durante a preparação do fóssil, foi possível verificar o crânio ainda preservado, revelando o fato inédito. Os gracilissuquideos foram animais completamente terrestres, eram répteis carnívoros de pequeno porte e existiram entre 247 e 237 milhões de anos atrás.
O material foi doado pelo entusiasta da paleontologia Pedro Lucas Porcela Aurélio. O fóssil foi encontrado em uma localidade no interior de Paraíso do Sul, tornando-se o primeiro e único a ser descoberto no município.
Ele foi batizado como Parvosuchus aurelioi, o primeiro nome significa “Crocodilo pequeno”, já que o fóssil pertenceu a um animal que teria atingido apenas um metro de comprimento, enquanto “aurelioi” presta homenagem a Pedro Lucas Porcela Aurélio, autor da descoberta.
LEIA TAMBÉM