PERÍCIAS
Conheça o novo endereço do IGP de Novo Hamburgo e quais serviços são feitos no local
Antiga sede ficava na Rua David Cababarro, no Centro; mudança ocorreu na quarta-feira (14)
Última atualização: 16/08/2024 14:39
Posto do Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Novo Hamburgo já ocupa sua nova sede na Rua José de Alencar, 368, bairro Rio Branco. O Posto de Criminalística, responsável por realizar as perícias de pronto atendimento na região, está em operação.
A antiga sede, na Rua David Canabarro, está fechada e deve ser entregue ao longo dos próximos meses.
CLIQUE PARA LER: Expoclassic 2024 e Aldeia Sesc Capilé estão entre as atrações do fim de semana na região; veja agenda
A transferência para a nova sede ocorreu na quarta-feira, quando veículos da perícia criminal e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) já chamavam atenção em frente ao novo prédio.
"Esta mudança representa um passo significativo para a melhoria dos serviços prestados à comunidade, possibilitando a ampliação das perícias realizadas no local. Com a nova infraestrutura, seremos capazes de expandir o escopo de nossas atividades periciais, incluindo, por exemplo, a realização de perícias de Epniva (Exame Pericial em Numeração Identificadora de Veículos Automotores), entre outras", declara o perito criminal Tiago Carvalho.
Os serviços prestados pela unidade do IGP incluem:
- Perícias de pronto atendimento a locais de morte violenta ou suspeita (homicídios, suicídios, acidentes de trânsito);
- Perícia papiloscópica;
- Perícia de disparo de arma de fogo em veículos;
- Perícia de luminol;
- Coleta de DNA em veículos e imóveis.
VEJA TAMBÉM: Fumaça das queimadas na Amazônia cobre a Grande Porto Alegre; entenda o fenômeno
Conquista
Desde maio de 2023, o Movimento #Paz liderava ações pela mudança para novo local onde a equipe ainda está em processo de organização. "Comemoramos uma conquista da nossa comunidade e um agradecimento muito especial a todos os envolvidos por ter viabilizado esta demanda", declara o coordenador do Movimento, Marcos Bock.
Segundo Bock, o posto que funciona em Novo Hamburgo atende a 50 municípios, não possui os serviços básicos para a população tais como Posto Médico-Legal (PML), inspeção veicular, balística e a Sala Lilás, que acolhe mulheres e crianças vítimas de violência.
"Os exames de corpo delito hoje são realizados na cidade de Canoas e muitas das vítimas deixam de fazê-lo porque precisam providenciar o deslocamento e esperar durante horas para serem atendidas", relata.
VEJA TAMBÉM: Sócio-fundador da Cobasi: "É mentira que priorizamos quatro computadores ao invés de vidas"
Obra
No ano passado, o prédio que sedia agora o IGP passou por obras de adaptação. A previsão de inauguração era que ocorresse em setembro de 2023. No entanto, o funcionamento iniciou neste mês, quase um ano após o previsto.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER