DOS PALCOS À TV

Conheça a atriz trans gaúcha que estreia na TV Globo na próxima novela das 9

Valéria Barcellos conta sobre Terra e Paixão, trama escrita por Walcyr Carrasco que entra na programação da emissora no dia 8 de maio

Publicado em: 11/04/2023 14:34
Última atualização: 04/03/2024 10:13

Participar do elenco de uma novela das 9 é o sonho de muitos artistas. Para a atriz Valéria Barcellos, 43 anos, esse sonho parecia distante de ser alcançado. Porém, ela conseguiu. A gaúcha estreia em Terra e Paixão, trama escrita por Walcyr Carrasco, em maio deste ano. "Eu ainda estou impactada demais", afirma.

Ela relembra que começou a fazer testes na emissora em 2009, quando foi chamada para uma seleção do programa Amor & Sexo. "Depois, eu fui fazer mais alguns testes e eu pensei que era só mais um", conta sobre a última seletiva.


Valéria Barcellos Foto: Divulgação/Guilherme Fernandes


Valéria classifica a oportunidade como uma "reviravolta" em sua carreira. "Além do prazer, além da alegria, além da honra de estar ali dividindo a cena com a Glória Pires, com a Susana Vieira e com o Tony Ramos. Além disso, é uma responsabilidade gigante que eu levo, por aquilo que meu corpo fala, por ser uma mulher preta, por ser uma mulher trans", destaca.

A artista morava em Porto Alegre até o início deste mês de abril, quando se mudou para o Rio de Janeiro, onde começou a gravar a novela. Ela é natural de Santo Ângelo, na Região das Missões, e fala que sua cidade natal está em polvorosa com sua estreia no horário nobre da televisão. Apesar da mudança, ela planeja se manter próxima do Rio Grande do Sul. "Muitos artistas acabam saindo daqui e não voltam, acabam não ficando com uma relação boa aqui com o Estado. Eu quero tentar ter essa relação de amizade."

Primeira atriz trans gaúcha a estrear na Globo

A reportagem fez um levantamento das atrizes que atuam ou já atuaram na TV Globo e descobriu que Valéria é a primeira mulher transexual gaúcha a participar do elenco de uma novela da emissora. Porém, a Globo não confirmou a informação.


Valéria Barcellos Foto: Arquivo pessoal

A artista já foi pioneira em muitas outras coisas. Uma das ocasiões foi ao ganhar o Troféu Mulher Cidadã da Assembleia Legislativa Rio Grande do Sul, na categoria Mulher na Cultura, em 2016. Ela foi a primeira trans a receber a premiação.

"Eu sempre fico muito assustada que estamos em 2023 e eu sou recém a primeira. Isso me assusta um pouco, mas, ao mesmo tempo, me dá um fio de esperança. Sempre me agarro ao fio de esperança. Eu tenho que pensar que poderia ter demorado muito mais ou nem poderia ter acontecido", afirma.

Personagem também é gaúcha

Valéria vai interpretar Luana Shine, uma gaúcha que se muda para o Mato Grosso do Sul em busca de uma melhora de vida. "Não vai ser muito difícil de pensar qual é a trajetória dessa personagem, pois a história dela é parecida com a de muitas pessoas trans que têm as suas vidas expostas."

A atriz diz que percebe semelhanças entre sua história e a de Luana. "Com as devidas proporções de que eu nunca precisei recorrer à prostituição." Estima-se que, no Brasil, 90% da população transexual vive da prostituição de maneira compulsória, conforme a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Ou seja, a maioria não encontra alternativa para conseguir uma fonte de renda. "Se fosse uma escolha da própria pessoa 'ok', mas compulsório é um problema", defende.

Sobre a personagem, ela adianta que é alguém que "tem muita vontade de poder ascender social, econômica e até humanamente". Sobre o estilo de Luana, conta que terá muitas características da moda dos anos 1980.

"Onde aprendi todas as coisas", diz sobre grupo de teatro do Vale do Sinos

A atriz já soma mais de 35 anos de carreira na música e no teatro, atividades que iniciou na infância. "Só o tempo que eu tenho de teatro, é o tempo que eu teria de vida segundo a expectativa de vida de uma mulher trans. Eu estou com muito bônus de vida e ainda estou fazendo algo pela primeira vez."

Ela participou do grupo de teatro Geração Bugiganga, de São Leopoldo, entre os anos de 1997 e 2000. "Foi ali onde aprendi todas as coisas, desenvolvi o senso de produção, de criação e de fazer artístico." Com a equipe, ela apresentou peças em diversas cidades da região, incluindo Novo Hamburgo.

Como cantora, abriu show da Katy Perry

Na música, Valéria soma conquistas. Em março de 2018, ela abriu o show da cantora Katy Perry na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Foi a primeira vez que a norte-americana esteve no Rio Grande do Sul. "Eu tive a oportunidade de conversar com ela depois, agradecer pelo gesto pois parece que foi ela mesma que escolheu a artista que ia fazer a abertura do show."

Outro feito ocorreu em 2012, quando venceu o Festival da Canção Francesa, promovido pela Aliança Francesa. "Foi uma coisa muito importante para mim, quando eu tive a oportunidade de cantar em Paris." Ela conta que era muito fã da cidade francesa. "Eu era faxineira de uma escola de idiomas, lá no interior, em Santo Ângelo, e eu entrei um dia em uma sala para limpar a sala de francês e vi uma foto da Torre Eiffel."

Naquele dia, ela relembra que pensou que seu sonho era conhecer Paris, mas sua condição financeira não permitiria no momento. "Acabou que eu vim morar em Porto Alegre em 2005 e participei desse festival uns anos depois e o prêmio era uma viagem para Paris. Cheguei lá, foi a primeira coisa que eu pensei 'estava limpando a sala, agora estou aqui'."

A história foi compartilhada por ela em um vídeo, publicado no Instagram no dia 6 de abril. 

Terra e Paixão estreia dia 8 de maio

A expectativa é que a novela, que estreia no dia 8 de maio, seja a mais longa deste século, com mais de 210 capítulos. Autor de grandes sucessos da televisão, Walcyr Carrasco define Terra e Paixão como uma novela clássica. "A história apresenta um grande drama amoroso e uma luta por herança, dentro de um ambiente agrícola, rural, uma parte do país ainda desconhecida por muitos, de uma maneira que não estamos acostumados a ver em novelas. Estou fascinado pela tecnologia implantada na agricultura nos dias atuais, me apaixonei por esse ambiente e quis trazer para as telas", revela o autor.

Parte do elenco principal viajou, no final de janeiro deste ano, para dar início aos trabalhos nas cidades de Dourados e Deodápolis, no MS. Em fazendas da região estão sendo realizadas as primeiras cenas do núcleo de Aline (Barbara Reis) e da família de Antônio La Selva (Tony Ramos), onde também moram os personagens. Os primeiros momentos de Caio (Cauã Reymond) com o irmão Daniel (Johnny Massaro), além de embates da família aconteceram no Estado, onde toda a história será ambientada.


Terra e Paixão Foto: TV Globo

Guiada pela sua força e coragem, Aline começa uma trajetória para defender seu legado e construir um futuro melhor para si e para sua família. Após o assassinato do marido em uma tentativa de invasão das terras onde vivem, a professora se torna produtora agrícola sem nunca ter plantado uma semente, enfrentando tudo e todos para realizar seu novo sonho.

Na saga de superação, ela se conecta com Caio e Daniel, dois irmãos que se amam, mas estão no centro de uma disputa por herança e sucessão na abastada família do produtor rural Antônio, que tem como principal incentivadora Irene (Gloria Pires), sua segunda esposa. Ao perceberem a força da jovem, os dois irmãos se apaixonam perdidamente por Aline, sem saberem que se trata da mesma pessoa.

Ambientada na fictícia Nova Primavera, a novela tem como cenário principal grandes plantações.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas