Iniciou na tarde desta quinta-feira (18) o 34º Congresso da Rede Sinodal de Educação, com abertura oficial no Anfiteatro Padre Werner, na Unisinos, em São Leopoldo.
O congresso, que também possui ações nesta sexta-feira (19) e neste sábado (20), visa a reunir 915 professores de todo o País sob o tema Conexões com o Novo: Pertencer, Refletir, Agir. Com o objetivo de debater os desafios e oportunidades da educação, o evento conta com cinco palestrantes, já no dia de abertura, quatro painelistas e mais de 50 minicursos, que devem ocorrer no próprio Colégio Sinodal.
Na abertura, o diretor do Sinodal, Ivan Renner, comentou a importância de um evento como este para a evolução da educação. “Até o Paulo Freire definia a educação como um processo de reflexão para ação, então isso é muito mais do que necessário e ocorre no congresso de dois em dois anos.”
LEIA TAMBÉM: Tributos a Stones e Charlie Brown e outros; Museu do Trem recebe evento de rock no domingo
Mudanças
Representando a Secretaria Estadual de Educação, a coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (2ª CRE), Ileane Bravo, mencionou a necessidade de adaptar o ensino às constantes mudanças. “Os currículos não podem ser anacrônicos, desconsiderando elementos como as novas tecnologias, a sustentabilidade, a preservação do nosso planeta. Muito do que estamos passando no Rio Grande do Sul serve para nós, educadores, pensarmos no nosso papel diante dos nossos alunos e repensarmos as nossas ações”, completa.
O evento contou ainda com várias autoridades. Dentre elas, o prefeito Ary Vanazzi, o reitor da Unisinos, padre Sérgio Mariucci, e o presidente do Conselho Escolar do Sinodal, Marcelo Saccol Comasseto.
Um dia de minicursos
Ministrados no Colégio Sinodal, em São Leopoldo, os mais de 50 minicursos, desta sexta-feira (19), serão voltados à formação de professores e abordam diversos temas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Os temas incluem assuntos como educação financeira, uso de IA em sala de aula, educação bilíngue, formas de avaliação, mediação de conflitos. Além disso, os tópicos abrangem diversas áreas do conhecimento, incluindo matemática, literatura, português e sociologia.
ELEIÇÕES: Nomes da corrida eleitoral vão começar a ser definidos nas convenções; veja lista
Atividades nesta sexta e neste sábado
Nesta sexta-feira (19), as atividades tem como tema Desafio: Abastecendo a Nave. O cronograma inicia na Unisinos com uma meditação às 8h, e, as 8h30, ocorre a palestra Os Futuros da Educação, ministrada pelo professor Tiago Mattos. Às 10h30, ocorre a palestra Os Desafios da Educação em Tempos de Inteligência Artificial (IA), do professor Marcos Raggazzi. A partir das 14h, no Colégio Sinodal, são realizados os minicursos e as oficinas.
Já neste sábado, a temática é Caminhos: Alcançando Voos, iniciando com uma atividade de reflexão às 8h30, no Sinodal. Às 8h45, o professor Alessandro Marimpietri faz a palestra Conexões com o Novo. Às 10h45, há a ação Nossa Jornada, de Lúcia Schneider.
LEIA TAMBÉM