ALERTA NA SAÚDE

LEPTOSPIROSE: Confirmada primeira morte pela doença em São Leopoldo; RS chega aos 8 óbitos

Caso foi anunciado pela Secretaria de Saúde do RS e divulgado nesta sexta-feira pela prefeitura leopoldense

Publicado em: 31/05/2024 19:37
Última atualização: 02/06/2024 17:03

Foi confirmada nesta sexta-feira (31) a primeira morte por leptospirose em São Leopoldo. Segundo nota da prefeitura leopoldense, se trata de um homem de 31 anos, morador do bairro Pinheiro. A causa do óbito foi informada pela Secretaria Estadual de Saúde.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Com esta, são oito mortes por leptospirose no Estado.

A maioria dos óbitos confirmados são na região, que já tem vários casos notificados — a capital lidera com 842 notificações, seguida de Sapucaia do Sul com 110 notificações e Novo Hamburgo, 93. 

Lacen está analisando centenas de amostras de casos Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES

O secretário municipal de Saúde de São Leopoldo, Julio Dorneles, destaca que a leptospirose e a dengue se manifestam com sintomas semelhantes. Assim, ele alerta à população para procurar atendimento médico urgente caso tenha febre alta, dores nas articulações, na região atrás dos olhos ou nas panturrilhas.

"Os sintomas das duas doenças podem ser confundidos, por isso, é atribuição exclusiva de um médico definir a medicação e o tratamento adequado a cada caso”, enfatiza.

Segundo o secretário, a orientação do Ministério da Saúde em casos de suspeita de leptospirose diante de situações de desastres climáticos como a enfrentada pelo Rio Grande do Sul, é que, havendo dúvida sobre o diagnóstico, o profissional prescreva o tratamento preventivo para a doença.

“Também é orientação do Ministério da Saúde, assim como nossa, que os médicos não esperem o resultado do exame laboratorial para iniciar o uso da profilaxia”, reforça Dorneles.

O que é

A leptospirose é uma doença causada por bactérias presentes na urina de animais infectados, especialmente ratos.

Os principais sintomas são febre alta, dores musculares (panturrilhas), dor de cabeça. Em caso de um destes sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Como se proteger

  • Evite o contato com águas de enchentes;
  • Use luvas, botas e, se possível, óculos de proteção ao manusear lixo ou limpar locais que possam estar contaminados;
  • Mantenha a casa e os arredores sempre limpos para evitar a presença de roedores;
  • Não consuma alimentos que tiveram contato com a enchente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas