OPÇÕES PARA TODA A FAMÍLIA
Confira quatro lugares para conhecer nos 65 anos de Dois Irmãos
Município conta com prédios históricos, igrejas, praças e parques. Saiba mais
Última atualização: 10/09/2024 11:31
Para comemorar o aniversário de Dois Irmãos, que celebra 65 anos nesta terça-feira (10), a reportagem visitou quatro lugares para conhecer na cidade, que conta com prédios históricos, igrejas, praças e parques.
O município de mais de 30 mil habitantes é bastante lembrado pelo Natal dos Anjos e pelo Kerb de São Miguel, que ocorre também no mês de setembro. Mas além destes eventos, a cidade conta com diferentes espaços para passeio, descanso e lazer.
LEIA TAMBÉM: Cães resgatados da enchente que seguem em abrigo serão levados para o Canil Municipal
O primeiro deles e um dos mais visitados pelos moradores e turistas é a Praça do Imigrante, localizada na Avenida 25 de julho, no Centro de Dois Irmãos. O local, além de arborizado e tranquilo, atrai as famílias, que costumam levar as crianças para brincar no parquinho. O espaço também recebe apresentações artísticas e culturais ao longo do ano, como o Natal dos Anjos.
Já aos domingos, o local conta com a Feira de Artesanato com a participação de artesãos locais. Para quem quiser desfrutar de opções de alimentação, o espaço também conta com a Casa do Produtor e gastronomia local.
Por conta da estrutura que o espaço oferece, a Praça do Imigrante costuma atrair moradores e até pessoas de fora, como a aposentada Marlene Maria Adelmaier, 69, que sai de Campo Bom praticamente todos os domingos para passear com o neto Teodoro Picolli.
“Em domingo é sagrado, o carro já vem sozinho para cá”, brinca. Conforme Marlene, a praça é a favorita da família. “A gente adora vir aqui. É tudo limpinho. A primeira coisa que fazemos é chegar e comer um sorvete. O meu neto sempre pede para vir na ‘pracinha do túnel’”, completa.
CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
Quem também costuma frequentar o local todos os finais de semana é a comerciante Greice Klaus, 38, que mora pertinho da praça. “Aqui tem tudo. Tem os brinquedos, tem opção pra comer e beber. Quando posso, sempre estou aqui”, afirma. Ela destaca que por conta do filho Bento Klaus Scherer, de 3 anos, sempre acabam procurando locais com lazer e segurança. “Aqui é muito seguro e tranquilo”, reforça.
Parcão de Dois Irmãos
Para quem quiser conhecer um local com ampla área verde, o Parque Municipal Romeo Benício Wolf, conhecido como Parcão, pode ser a opção certa. O local também conta com um quiosque, praça com brinquedos para as crianças, dois açudes, ciclovia e uma paisagem diferenciada. O parque, inclusive, costuma ser utilizado como cenário de ensaios fotográficos.
A dona de casa Carine Fanez, 37, conta que o Parque é o preferido para tomar chimarrão com o marido Marcelo Constanti, 42, e a filha Marcella Teixeira, 12. “A gente adora a paz que tem aqui. É um lugar muito tranquilo”, observa. “Para quem trabalha o dia todo fora, consegue ter um pouco de tranquilidade em meio a natureza”, completa Constanti.
Moradores de Dois Irmãos há mais de 30 anos, eles definem a cidade como “tranquila para criar um filho”, além de ser perto de outras cidades da região metropolitana.
Além de muito espaço para sentar embaixo da sombra das árvores, o parque costuma trazer pessoas de fora da cidade, que procuram opções com brinquedos para as crianças. É o caso do vendedor externo e morador de Campo Bom Peterson Mello, 41, que gosta de levar a filha para jogar vôlei no local.
“Para trazer as crianças é bem legal. Além dos brinquedos, tem essa área verde e é muito limpo”, destaca. Para a pequena Helena de Moraes Mello, de 11 anos, a parte favorita do passeio é alimentar os patos. “Gosto muito da paisagem e dos brinquedos”, complementa.
Para quem gosta de história
Já para quem gosta de história e tem curiosidade de saber sobre a memória de Dois Irmãos, o Museu Histórico Municipal da cidade, localizado na Avenida São Miguel, 1658, no Centro, é uma boa opção. No espaço ocorrem atividades que integram a comunidade através do resgate da identidade cultural e da valorização da história dos imigrantes alemães, que, a partir de 1825, deram origem à cidade.
A casa em estilo enxaimel permaneceu com os herdeiros da família Kieling até 1985, quando foi adquirida e restaurada pela Prefeitura para sediar o Museu, instalado em 1989. Atualmente, a casa representa um dos poucos exemplares deste estilo, ainda íntegros, no perímetro urbano de Dois Irmãos.
O local, além de ser aberto para a comunidade, recebe grupos, preferencialmente com agendamento através dos telefones (51) 3564 8836 ou 99750 3477. O horário de funcionamento é de terças às sextas-feiras, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30. Já nos sábados e domingos das 9h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Nos meses de janeiro e fevereiro está fechado aos finais de semana.
Espaço Cultural Antiga Matriz
A última indicação é o Espaço Cultural Antiga Matriz, localizado na Antiga Igreja Matriz de São Miguel de Dois Irmãos. O local, que foi transformado em espaço cultural após receber obras de restauração, conservação e revitalização, é utilizado na promoção de cultura, arte, educação e valorização do patrimônio cultural da cidade.
Desde de 2010, o Espaço Cultural Antiga Matriz é administrado pela Associação de Amigos do Patrimônio Histórico e Cultural de Dois Irmãos (AAPHeCDI), através de convênio firmado com a prefeitura municipal. A entidade, a administração pública e outros produtores culturais promovem atrações, como espetáculos, exposições, exibições e palestras. A programação do espaço pode ser conferida através do Instagram @ecantigamatriz.