Os armazéns do Cais Mauá, em Porto Alegre, estão lotados de ideias inovadoras e gente que quer aprender mais sobre inovação e prospectar investimentos para o seu negócio. É o South Summit Brazil que teve início na manhã desta quarta-feira (29) e segue até a sexta (31) na capital dos gaúchos, com programação entre 9h e 18h.
São esperados, nos três dias, mais de 20 mil pessoas de diferentes partes do mundo. E muitas startups e empresas que estão no evento nasceram no Rio Grande do Sul e tem relação com a região. Como a Aerom, do Grupo Coester que tem sede administrativa em Porto Alegre e fábrica em São Leopoldo, responsável pelo aeromóvel que liga a estação de trem ao Aeroporto Internacional Salgado Filho.
“No ano passado, viemos como visitantes e desta vez voltamos como expositores. Estamos apresentando a nossa tecnologia sobre trilhos para transporte de passageiros com baixa emissão de carbono. Estamos implementando também no aeroporto de Guarulhos (SP). Queremos no South Summit buscar investidores e parceiros para levar a tecnologia gaúcha para o mercado externo”, conta o gerente comercial Tiago Costa.
A 2Cloud é uma empresa de computação em nuvem e também fica na capital. Sua atuação é em todo o País e a empresa fechou recentemente uma parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo. No evento de inovação, buscam estreitar laços comerciais, buscar novos parceiros, além de auxiliar na divulgação da capital enquanto polo turístico.
“Toda empresa precisa de um plano de continuidade, afinal, um gerente pode vir a falecer, um data center pode sofrer uma inundação. No ano passado, por exemplo, tivemos ataques ao sistema do governo. Pensando em tudo isso, no ano passado, a Prefeitura de Novo Hamburgo nos contratou, via licitação, e hoje somos responsáveis pelo backup e pela restauração de dados”, explica o diretor da empresa Gabriel Goltz que também fala sobre a participação em um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo.
“Nesta edição, estamos juntos com a AWS, o braço tecnológico da Amazon. Convidamos clientes, pessoas de fora do Estado, para nos prestigiar e também ‘vender’ Porto Alegre como ponto turístico. Para nós este evento é um orgulho”, completa.
Programa em família
E se engana quem pensa que o South Summit é apenas para adultos. O casal Isadora Salomão, que é anestesiologista, e José Carlos Salomão Júnior, head de inovação da Unimed Missões, levou o pequeno Benjamin, de um ano. “Em 2022, viemos com ele porque era bebê de colo e não tivemos com quem deixar. Mas desta vez ele veio para vivenciar tudo com a gente. Desde novinho está respirando inovação”, diz Isadora.
A família está acompanhando as palestras e também aproveitando o evento para networking. “Vim para encontrar pessoas, de outras cidades e estados e conferir principalmente as palestras que envolvem inovação e saúde”, ressalta Salomão Júnior.
Sobre o South Summit
O evento nasceu em Madri, na Espanha, e passou a ser realizado também em Porto Alegre no ano passado. A edição deste ano ocupa uma área de 22 mil metros quadrados, com oito palcos (dois a mais do que em 2022) e programação simultânea. Cada um conta com oito trilhas de conteúdo, que abordam temas relacionados, sobretudo, ao contexto latino-americano e negócios relevantes para a região. São elas: Fintechs; Agritechs; Saúde; Varejo; Sociedade; Inovação e Ecossistema; Sustentabilidade e ESG; e Indústria 5.0.
Ao todo são 900 speakers de todo o mundo e a organização espera, nos três dias, um público estimado em mais de 20 mil pessoas.
A participação é exclusiva de quem adquire ingressos e é voltada para startups, empresas, investidores e pessoas que atuam na área de inovação e gestão. Os ingressos são adquiridos pelo site: www.southsummit.co/pt/brazil.
LEIA TAMBÉM