As comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no País não serão como se projetava antes da histórica enchente de maio que causou uma destruição que adiou a São Leopoldo Fest e tantos outros eventos que marcariam o 25 de Julho no Rio Grande do Sul.
Mas, mesmo assim, uma programação especial ocorrerá no feriado municipal de quinta-feira (25), com algumas atividades que marcarão a data da chegada dos primeiros imigrantes alemães a então localidade de Passo do Rio dos Sinos, a colônia de São Leopoldo, que em 2011 teve oficializado o título nacional de Berço da Colonização Alemã no Brasil, pela Lei Federal nº 12.394.
LEIA TAMBÉM: São Leopoldo fará empréstimo de R$ 80 milhões; saiba onde o dinheiro será utilizado
Para celebrar o Bicentenário, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria da Cultura e Relações Internacionais (Secult), organizou uma agenda de eventos comemorativos, a qual passou por ajustes em razão da enchente do mês de maio.
Museu da Solidariedade
Atingido severamente pela cheia do Rio dos Sinos que tanta importância tem na imigração alemã, o Museu Histórico Visconde de São Leopoldo promove, das 10h30 às 19h30, a celebração 200 Anos de Solidariedade, que marcará a data do bicentenário da colonização e também marcará a reabertura oficial do museu, que tinha programada para data a sua já tradicional EinwanderungsFest, a Festa da Imigração, que exatamente nesta data tão marcante, terá adaptada a celebração para esta época de recuperação da cidade.
VEJA: PREVISÃO DO TEMPO: Sol e temperaturas acima da média marcarão a semana; veja como será cada dia
Vai ter chope, bandinha típica, feira de artesanato, atrações para crianças e jogos germânicos, além de apresentações de grupos artísticos. Também deve ser feita a abertura de cápsula do tempo e acendimento de chama da Cavalgada da Imigração. A organização da festa pede que quem puder venha com traje típico alemão e solicita a doação de um quilo de alimento não perecível para doação.
Programação 25 de julho
- A partir das 8 horas – Ato da 4.ª Cavalgada da Imigração da Sociedade Gaúcha da Lomba Grande e CLTG 12 RT – Saída às 8h do CTG Sinuelo, com parada às 10h30 no Museu Visconde de São Leopoldo para acendimento da chama.
- 9h30 – Culto IECLB – 200 Anos da Igreja Luterana no Brasil na Igreja do Relógio
- 10h30 – Cerimônia de reinauguração do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo (na Av. Dom João Becker, 491), que foi severamente atingido pela cheia de maio.
- 14 horas – Celebração interreligiosa na Praça Tiradentes (junto à Igreja Matriz e à antiga sede da Prefeitura – hoje sede da Smed)
- 15 horas – Apresentação da Canção ao Imigrante, com José Carlos Martins, na Praça Tiradentes
- 15h30 – Inauguração do Monumento do Bicentenário, na Praça Tiradentes
- 16h30 – Visita da Comitiva Oficial do Estado de Rheinland-Pfalz no Gabinete do Prefeito no Centro Administrativo de Prefeitos receberam exemplares do livo histórico da Amvag São Leopoldo.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags