Outubro já é conhecido pelo País como Outubro Rosa, um mês dedicado aos cuidados, prevenção e conscientização contra o câncer de mama e de colo de útero. Em Canela, os postos de saúde desenvolverão a partir desta quarta-feira (1º) atividades especiais.
Coleta de exames preventivos de Papanicolau (CP) e ações informativas nas salas de espera, para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, estão entre as realizações.
As medidas serão feitas em diversas unidades de saúde da cidade, com horários estendidos e turnos extras para garantir o atendimento a todas as mulheres.
LEIA TAMBÉM: Parque do Caracol fechará por cinco meses; entenda o motivo
Confira a programação
UBS Leodoro Azevedo: A unidade terá coletas de CP e atividades de conscientização nas salas de espera nesta quarta-feira (1º) e nos dias 16 e 31, sempre no horário das 17 às 20 horas. As pacientes terão a oportunidade de esclarecer dúvidas e receber orientações sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.
UBS Canelinha: No sábado (5), das 8 horas ao meio-dia, a unidade realizará a coleta de CP, acompanhada de atividades educativas na sala de espera, para orientar as pacientes sobre a importância da prevenção e dos exames regulares.
UBS São Luiz: A coleta de CP será realizada no dia 10, das 17 às 20 horas, com atividades educativas nas salas de espera. Além disso, todas as manhãs de quinta-feira do mês de outubro contarão com um turno extra para a realização de exames e orientações, buscando ampliar o acesso das mulheres aos serviços de saúde.
UBS Central: No dia 19, das 8 horas ao meio-dia, haverá a coleta de Papanicolau, além de palestras nas salas de espera para esclarecer dúvidas e reforçar a necessidade dos cuidados contínuos com a saúde feminina.
VEJA AINDA: Tribunal Regional do Trabalho mantém condenação de cinco pessoas por agressão a idoso em empresa de Gramado
UBS Santa Marta: A unidade promoverá a coleta de CP e atividades nas salas de espera nos dias 19 e 26, das 8 horas ao meio-dia, abordando temas relacionados à saúde da mulher, prevenção ao câncer e orientações sobre hábitos saudáveis.
O atendimento é gratuito e é recomendável que as pacientes levem seus documentos de identificação e o cartão SUS.
LEIA TAMBÉM