abc+

PROGRAME-SE

Confira a programação completa do festival que vai levar orquestras para diferentes palcos de Novo Hamburgo

Festival Internacional de Música (FeMusik) vai acontecer de 21 a 28 de julho

Susete Mello
Publicado em: 17/07/2024 às 06h:36 Última atualização: 17/07/2024 às 07h:02
Publicidade

Novo Hamburgo vai respirar música durante oito dias. Entre 21 e 28 de julho, ocorrerá o Festival Internacional de Música (FeMusik), numa edição especial ao Bicentenário da Imigração Alemã.

Mais de 200 artistas vão passar por quatro palcos espalhados por Novo Hamburgo | abc+



Mais de 200 artistas vão passar por quatro palcos espalhados por Novo Hamburgo

Foto: Divulgação

O Teatro Feevale, a Fundação Ernesto Frederico Scheffel, o Teatro Paschoal Carlos Magno e a Igreja Ascensão serão palco para mais de 200 artistas, entre coralistas e integrantes de orquestra, que irão se apresentar gratuitamente ao público. As apresentações serão às 20 horas, com exceção dos dois domingos (21 e 28), quando ocorrerão às 18 horas. O público pode levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a famílias atingidas pela enchente.

“Um dos festivais mais importantes do Brasil, o FeMusik terá música de qualidade, música de câmara, música de concerto, orquestras, coros, durante uma semana, para festejar os 200 anos da imigração alemã”, declara o maestro Linus Lerner, diretor artístico do evento.

Neste ano, o festival não terá a parte de formação, por conta da enchente que também afetou a vida de pessoas ligadas à música. No entanto, serão oferecidos vários concertos de qualidade para a comunidade, com músicos locais, muitos deles que ficaram sem trabalho durante esse período de chuvas. “Mais uma vez é uma espécie de pandemia para os músicos, porque sempre o que primeiro se corta, infelizmente, são as artes, a música. Então, o festival cria essa oportunidade para os artistas locais fazerem um espetáculo”, explica o maestro.

“Ter o nosso festival meses depois da tragédia que passamos é uma grande vitória, ainda mais com a celebração do Bicentenário da Imigração. Esperamos casas cheias”, reforça o secretário da Cultura de Novo Hamburgo, Ralfe Cardoso.

Homenagem para Tom Jobim e 9ª Sinfonia de Beethoven são destaques

Entre as várias apresentações, Lerner destaca músicas de compositores alemães, que serão apresentadas em concertos que ele irá reger, além de uma homenagem a Tom Jobim. No de abertura, se apresentam a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e a solista Maria Clara Welker, que recebeu o prêmio do concurso jovens solistas 2023, além do artista convidado Mario Adnet. Lerner antecipa que nesse concerto haverá homenagem a Tom Jobim, e obras como a do compositor norueguês Edward Grieg, do alemão Otto Schwarz e do americano James Barnes.

Já no encerramento, a Orquestra Sinfônica do FeMusik vai apresentar a 9ª Sinfonia de Beethoven, com os coros da PUCRS, Ufrgs e Madrigal Presto, além dos solistas Elisa Machado, Luciane Bottona, Flavio Leite e Daniel Germano. “A obra de Beethoven é transcendental, ela transforma as pessoas, tanto as que já a conhecem, como as que apreciam pela primeira vez. Beethoven foi o primeiro a colocar coral em uma sinfonia, proporcionando uma sonoridade muito grande”, detalha o maestro do Coral da PUCRS, Marcio Buzatto.

Confira a programação dia a dia

Domingo (21), 18 horas, no Teatro Feevale
Orquestra de Sopros Novo Hamburgo (OSNH-foto), com a solista Maria Clara Welker e o artista convidado Mario Adnet

Segunda (22), 20 horas, Fundação Scheffel
“A vida musical em Novo Hamburgo desde a colonização”, na palestra de Olinda Allessandrini, e Low Brass, do grupo de Câmara da OSNH

Terça (23), 20 horas, Fundação Scheffel
Recital de grupos de Câmara da OSNH e Quarteto de Trompetes (foto) & Quarteto Flautarte

Quarta (24), 20 horas, Igreja Ascensão
Encontro de Corais (grupo Vocal Cantate Cefi, Coral da Ascensão, Camerata Hamburgo e Coro Julio Kunz)

Quinta (25), 20 horas, Fundação Scheffel
Concerto de gala: Celebração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil com Trio MusiArt: Olinda Allessandrini, Rodrigo Alquati e Diego Grendene, e o convidado Daniel Wolff

Sexta (26), 20 horas, Fundação Scheffel
Barlavento Quarteto de Saxofones e Percussão, com Gustavo Arthur Müller, Renato Santos, Amauri Iablonovski, Marcos Anschau e Pedro Matz

Sábado (27), 20 horas, Teatro Paschoal Carlos Magno
Núcleo de Orquestras Jovens de Novo Hamburgo e Trio de Cordas Araçá

Domingo (28), 18 horas, Teatro Feevale
Orquestra Sinfônica do FeMusik/9ª Sinfonia de Beethoven, no especial 200 anos da imigração alemã, com Coral da PUCRS (foto), Coral da Ufrgs e Madrigal Presto. Os solistas são Elisa Machado, Luciane Bottona, Flavio Leite e Daniel Germano

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade