O Rio Grande do Sul terá novo concurso para professor. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10) pelo governador Eduardo Leite (PSDB) em solenidade no Palácio Piratini. No mesmo evento Leite reassumiu o governo após período de férias na Bahia.
Segundo o governador, o concurso público do magistério vai preencher 3 mil vagas na rede estadual. A previsão é de que as provas ocorram no segundo semestre deste ano.
O anúncio ocorre após a nomeação dos mais de 1,5 mil novos servidores efetivos aprovados no último concurso para docentes estaduais. Somando os dois certames, até 2026 haverá pelo menos mais 4,5 mil novos educadores no quadro efetivo da educação estadual.
Além desses dois processos seletivos, um já consolidado e o outro em projeto para lançamento de edital, o governo do Estado protocolou, no ano passado, na Assembleia Legislativa, um projeto de contratação emergencial (PL 364/2023) que prevê vagas para até 9 mil professores e servidores temporários.
Segundo o Palácio Piratini, as medidas visam qualificar o atendimento aos estudantes, garantindo o número de vagas que forem necessárias para serem preenchidas nas instituições de ensino do Estado.
LEIA TAMBÉM