abc+

CULTURA E ENCHENTE

Comunidade caiense "abraça" a recuperação de biblioteca

Biblioteca Pública Municipal Carlos Henrique Oderich Sobrinho perdeu boa parte do acervo e mobiliário durante enchentes

Moacir Fritzen
Publicado em: 30/08/2024 às 16h:30 Última atualização: 30/08/2024 às 16h:49
Publicidade

A Biblioteca Pública Municipal Carlos Henrique Oderich Sobrinho, de São Sebastião do Caí, foi duramente afetada pela maior cheia da história do Rio Grande do Sul. O jeito encontrado para evitar perdas futuras foi a mudança de endereço, agora junto ao Museu Histórico Vale do Cahy e do Arquivo Histórico Municipal Bernando Mateus, na Praça Cônego Edvino Puhl. O imóvel fica numa parte mais elevada do Centro da cidade.

Carmen diz que toda ajuda para preencher os espaços vazios nas prateleiras e reestruturar o espaço é bem-vinda | abc+



Carmen diz que toda ajuda para preencher os espaços vazios nas prateleiras e reestruturar o espaço é bem-vinda

Foto: Moacir Fritzen/GES-Especial

De acordo com a auxiliar de biblioteca Carmen Roger Clemente da Silva, boa parte do material precisou ser descartado por causa do risco de espalhar doenças. “Teve contato com água contaminada, então é recomendado o descarte”, afirma.

Em contrapartida, o apoio vindo de instituições – tanto públicas quanto privadas – se soma à solidariedade da comunidade para não deixar que se as portas sejam fechadas.

E não foi o primeiro episódio. Novembro do ano passado já foi uma amostra do que viria. No fim, de cerca de 30 mil restaram somente 5 mil exemplares. Mesmo com estrutura mais acanhada, a reabertura também simboliza um ato de resiliência e uma mensagem de esperança para a população caiense.

Bíblia e dilúvio

Até a Bíblia foi “vítima” da enchente em São Sebastião do Caí. Numa triste coincidência, justamente a obra que narra a história do dilúvio acabou danificada. A comunidade caiense foi solidária e duas Bíblias já foram doadas para a biblioteca.

Como doar e ajudar

Para a bibliotecária Eliane Paim de Lima, a resposta da população caiense após a maior cheia da história no Rio Grande do Sul está excelente. “Temos uma parceria muito boa com a comunidade”, destaca. Com a ajuda da Cooperativa Sicredi foi possível comprar as estantes.

Em relação ao acervo, são aceitas doações de quaisquer obras em bom estado de conservação, exceto livros didáticos. O material didático estava no andar superior da sede anterior e não chegou a ser atingido – está guardado temporariamente em outro local.

Pessoas que quiserem doar livros podem ir diretamente até a Biblioteca Pública Carlos Henrique Oderich Sobrinho. O atendimento funciona de segundas a sextas-feiras, das 8 às 19 horas.

Contatos também podem ser feitos pelo e-mail biblioteca@saosebastiaodocai.rs.gov.br.

Parcerias com empresas ou instituições também são bem-vindas, assim como iniciativas do poder público que possam resultar em melhorias. “Espero ter em breve um local bem amplo e adequado”, diz Eliane, que se autodefine como alguém que jamais perde a esperança.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade