Sabe aqueles desenhos despretensiosos, divertidos e cheios de personalidade que fazemos em um pedaço de papel ou nas últimas páginas do caderno? Eles são chamados de doodle e são tema de uma competição mundial que realiza neste fim de semana, em São Paulo, a seletiva brasileira. E a estudante Julia Mastroberti Buarque Soares, da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, está entre os 40 finalistas.
As seletivas do Red Bull Doodle Art levaram meses e receberam mais de 31 mil obras. Destas, 40 foram selecionadas e serão expostas no Amata, espaço cultural de São Paulo que está sendo transformado em galeria e ganhará experiências imersivas no mundo artístico.
Um destes 40 doodles será o campeão nacional e representará o Brasil na fase internacional, na Holanda. A organização pretende reunir representantes de 50 países.
A gaúcha que está na final é moradora de Porto Alegre, tem 25 anos e está cursando o último semestre do curso de Desenho de Animação na Feevale. O trabalho que está entre os finalistas levou cerca de 15 horas para ficar pronto e foi desenvolvido no aplicativo ibisPaintX, para iPad.
“Não conhecia muito o doodle. Vi um anúncio na Internet e resolvi participar. Encarei como lazer, mas entrei fazendo o máximo para ganhar”, diz Julia, que buscou inspiração em desenhos japoneses. “Gosto de misturar o fofo com o terror”, resume, salientando que desenhou mais figuras de garotas do que de garotos.
Nesta sexta-feira (14) os fãs de desenhos que passarem pelo local irão conferir de perto uma exposição com os doodles finalistas. Já no sábado (15) além dela, poderão participar de workshops exclusivos e ter contato com personalidades ilustres, como Mauro Martins.
O ilustrador brasileiro, que também é um dos jurados do evento, dá aulas sobre doodles e já fez exposições pelo mundo, como a Elephant Parade.
Mauro se unirá às artistas Lilian Farrish e Ana Carolina Iannaccone, também juradas da competição, para escolher o brasileiro que irá representar o país na etapa mundial, que acontece no mês de maio, em Amsterdã, na Holanda.
O vencedor ganhará mentoria de um renomado profissional, terá a sua obra transformada em NFT e viverá uma imersão futurista na Europa.
LEIA TAMBÉM
O que é um doodle?
Em linhas gerais, um doodle é um desenho bastante simples, cujo significado pode ser concreto ou abstrato, dependendo do autor. As linhas ou formas são aleatórias e carregadas de personalidade. “Eu apostei em um projeto multifaces, pois simbolizam expressões, em sua maioria alegres, para que possam, de alguma forma, contagiar os espectadores com a presença. E isso nasce durante a obra, durante uma pessoa que para, olha e elogia, outra que puxa conversa… tudo isso surge na hora”, conta Ramar Gama, relembrando a sua obra vencedora, em 2014.