LUTO

Como fake news sobre suposto affair de Whindersson Nunes levou uma jovem de 22 anos à morte

Mineira foi xingada e ameaçada na internet por suposta conversa com humorista; página é apontada por usuários como um dos motivos da repercussão e se pronuncia

Publicado em: 23/12/2023 15:04
Última atualização: 23/12/2023 15:05

Um print mostrando uma suposta conversa entre Whindersson Nunes e uma menina, onde ele chamava ela para sair, foi amplamente divulgado por grandes páginas de fofoca na internet, durante esta semana. A mulher apontada como um suposto affair do humorista, por esses mesmos portais, faleceu nesta sexta-feira (22).


Jovem faleceu nesta sexta-feira Foto: Redes Sociais/Divulgação

O ocorrido foi confirmado pelo perfil da mãe da jovem, que escreveu: "a Jéssica não resistiu a depressão e tanto ódio e veio a óbito".

Jéssica Vitória Canedo tinha 22 anos e era de Minas Gerais. Quando a conversa começou a circular e ela foi envolvida, iniciaram as críticas e xingamentos direcionados à ela nas redes sociais. A situação piorou quando Whindersson foi a público falar que a conversa nunca existiu e que nem sabia quem era a moça. Ao invés de cessarem, com a confirmação de que era uma fake news, os comentários negativos se intensificaram para Jéssica, que recorreu ao Instagram, pedindo para que parassem.

Em um texto, publicado nos stories e fixado no perfil, ela afirmou que não era famosa e nunca quis ser e se dirigiu diretamente a pessoa anônima que estaria por trás de tudo.

"[...] eu pergunto: por quê? Qual a intenção por trás de tudo isso? Qual a graça que existe em infernizar a vida de alguém dessa maneira? E eu quero fazer uma pergunta diretamente para quem está fazendo isso: o que ou quanto você está ganhando? [...] Até quando você vai ficar fazendo esse tipo de 'brincadeira'?  Até quando você vai fazer com que eu seja ridicularizada, xingada, ameaçada e continue perdendo pessoas que eu amo? Isso já passou muito além do limite. Nunca teve graça, mas agora você está exagerando demais", escreveu.

Ela afirmou ainda que a pessoa responderia judicialmente "por todo esse transtorno e vexame", pedindo que respeitassem também o Whindersson Nunes, que não tinha culpa de ter um nome que causa tanta repercussão. "Só existem dois culpados nessa história e não somos nós dois."

A jovem voltou a defender sua inocência e pediu para que os xingamentos cessassem, explicando que 2023 não havia sido fácil. "Sabe porque estou dizendo isso? Para vocês imaginarem como deve estar minha mente tendo que ler todos esses absurdos, todas essas ameaças. Eu já sofro de fobia social, imagina o que eu vou fazer agora com tanta gente me ameaçando?", disse.

"Agora, um pedido: por favor, parem de vir até o meu perfil destilar tanto ódio. Vocês estão falando da minha aparência, da minha classe social, xingando minha família, ameaçando, me chamando de interesseira, me comparando com as ex dele... Gente, para quê isso? Meu único pedido é para que vocês pensem nas consequências do que estão fazendo", pediu.

Há três dias atrás, a mãe de Jéssica apareceu na rede social, em vídeo, implorando para que as pessoas parassem de atacá-la. Não funcionou. Na sexta-feira, a jovem faleceu.

Whindersson Nunes se pronuncia

No Instagram, o humorista disse que tomaria medidas legais. Ele explicou que recebeu os prints de usuários que, segundo ele, estariam induzindo páginas a postar coisas relacionadas à Jéssica. "Vou botar alguém na cadeia como exemplo para vocês entenderem que, se você existe, você pode ser encontrado."

Revolta contra uma página em específico

A notícia da morte da jovem gerou uma revolta nas redes sociais. Diversos usuários começaram a culpar uma em específico como principal meio de repercussão da fake news. A coisa piorou quando internautas viram o comentário do criador do portal Choquei, Raphael Souza, na publicação da jovem: "Avisa pra ela que a redação do ENEM já passou. Pelo amor de Deus!".

Em resposta, a hashtag #choqueimata ficou, até 14h30 deste sábado (23), em segundo lugar nos TrendTopics do X, antigo Twitter. O jogador Neymar também se pronunciou pelos stories, falando que a internet fez mais uma vítima e compartilhou o logo da página com respingos de sangue.

Usando a ferramenta da rede, as pessoas adicionaram "notas da comunidade" em todos os últimos tuítes da página, afirmando que a "a morte de Jéssica não pode ser esquecida".

Página se pronuncia

O perfil se pronunciou nos stories do Instagram, por meio da assessoria jurídica. Leia na íntegra:

"O perfil Choquei (@choquei), por meio de sua assessoria jurídica, vem esclarecer aos seus seguidores e amigos que não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil. Cumpre esclarecer que não há responsabilidade à ser imputada oelos atos praticados, haja vista a atuação boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas.

Em relação aos eventos que circulam nas redes sociais e que foram associados a um trágico evento envolvendo a jovem Jéssica Vitória Canedo, queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação.

O comportamento deste perfil sempre foi e será com a legalidade, responsabilidade e ética na divulgação de informações dentro dos limites estabelecidos na Constituição Federal, em especial no ar. 5º, inciso IX.

Por fim, reafirmamos nosso respeito pela intimidade, privacidade, bem-estar e pela integridade."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas