Há quase quatro meses, não existe tráfego entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul pela BR-116. Isso porque, no dia 12 de maio, a ponte, que ficava no quilômetro 174 da rodovia federal, colapsou, por causa do intenso volume de chuva. Desde então, o trânsito no local está interditado. O trajeto entre as duas cidades está mais longo e precisa passar pelo interior, na Ponte do Bananal.
Mas isso deve mudar até o final do ano. É o que promete o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). As obras para a construção da nova ponte já começaram e estão com o prazo de conclusão adiantado.
A previsão era para meados de fevereiro de 2025, mas passou para dezembro de 2024. O Dnit informa que isso foi possível, pois houve uma adequação da programação da empresa contratada, através de uma mobilização de serviços.
BR-116: Conclusão de obra diminui trecho de pare e siga em Nova Petrópolis
Conforme a autarquia, as obras da ponte definitiva sobre o Rio Caí estão na etapa de execução das estacas e blocos de fundação. Nessa fase de infraestrutura, os trabalhos envolvem a perfuração do solo e concretagem das estacas que servirão de base para a estrutura da ponte. Depois da conclusão das estacas, são executados os blocos de apoio, que servem como base para os pilares da ponte.
Até o momento, já foram executadas as estacas de quatro dos sete apoios e a concretagem dos blocos de dois apoios. “Em paralelo, estão sendo fabricadas as vigas pré-moldadas para posterior lançamento nos vãos da ponte. Após a conclusão da cravação das estacas e concretagem dos blocos dos sete apoios, as equipes vão executar os pilares e, na sequência, será dado início à superestrutura da ponte, que é composta pela instalação das vigas e lajes, dando forma para a plataforma que recebe a pista, além de serviços complementares, como guarda-corpo”, explica o órgão.
TURISMO AFETADO: Tirolesa em cânion em Cambará do Sul é fechada por tempo indeterminado
A construção da nova ponte sobre o Rio Caí têm investimento previsto de aproximadamente R$ 31 milhões. A travessia deve ter 180 metros de extensão e largura de 13 metros, um metro mais alta que a anterior, que teve a estrutura danificada pela água.
Estrutura provisória
Em paralelo, a comunidade da região se uniu para construir uma ponte provisória para passagem de veículos. A iniciativa, denominada #ReConstruindo Conexões, prevê obter até R$ 1,2 milhão, que serão destinados ao pagamento das estruturas temporárias.
NOVO SINAL: Cerca de 95 mil famílias gaúchas podem receber kit gratuito de parabólica digital; saiba as regras
Conforme a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Petrópolis, essa foi a solução encontrada para restabelecer o fluxo entre as duas cidades de forma mais ágil. A previsão de conclusão da ponte é para este mês de setembro.
O Dnit havia projetado construir uma ponte provisória, mas decidiu não dar continuidade, pois ela ficaria pronta em novembro, prazo próximo da previsão de entrega da estrutura definitiva.
SAÚDE: Hospital de Gramado faz campanha com doação premiada que vale um carro 0 km
LEIA TAMBÉM