PORTO ALEGRE

Como está o Aeroporto Salgado Filho a duas semanas da data prevista para a reabertura

Fraport prevê retomada da operação de embarque e desembarque a partir do dia 15 de julho

Publicado em: 01/07/2024 13:28
Última atualização: 01/07/2024 13:58

A duas semanas da data prevista para a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a Fraport Brasil divulgou imagens de como está a estrutura atingida pelas cheias de maio.

O local passou por trabalho intenso de limpeza após ficar um mês alagado, por conta da lentidão no escoamento das águas do Guaíba.


Área de restituição de bagagem do Aeroporto de Porto Alegre Foto: Fraport

Como mostram as imagens, algumas áreas do terminal foram recuperadas e devem receber passageiros para operações de embarque e desembarque a partir do dia 15 de julho. Até lá, o serviço é feito de forma provisória no ParkShopping Canoas.

Apesar do prazo estimado pela concessionária, o andar térreo do terminal seguirá fechado. No que se refere aos voos, os aviões continuarão pousando e decolando na Base Aérea de Canoas (Baco).

 

Terminal de cargas do Aeroporto de Porto Alegre (Teca)Fraport
Terminal de cargas do Aeroporto de Porto Alegre (Teca)Fraport
Área de restituição de bagagem do Aeroporto de Porto AlegreFraport
Área de restituição de bagagem do Aeroporto de Porto AlegreFraport

 

Como será a retomada do Salgado Filho?

Ao menos nas primeiras semanas, os passageiros vão entrar e sair do Salgado Filho pela rampa do segundo piso, até então utilizada somente para embarque. É no segundo piso que será feito o check-in. Dali os passageiros serão deslocados para o terceiro piso, onde fica o raio-x.

Após passar pela inspeção de segurança, o usuário terá que seguir em direção à sala de embarque, onde aguardará o transporte até a Base Aérea. Os ônibus serão acessados por uma saída alternativa, diretamente da sala de embarque.

Simulações feitas pela Fraport indicam que o deslocamento até Canoas levará em torno de 15 minutos. Os ônibus vão até próximo da escada do avião, no pátio da Baco.

A exemplo do que já vem ocorrendo, os passageiros não poderão chegar nem sair por conta da Base Aérea. O acesso é somente nos ônibus da concessionária.

No desembarque o usuário sai da aeronave direto para o ônibus, que irá até o Salgado Filho. A expectativa é agilizar o desembarque, sem que os passageiros tenham que entrar no terminal.

Quando os aviões voltam para o aeroporto de Porto Alegre?

Ainda não tem previsão de quando os voos serão retomados no Salgado Filho. Após limpeza, pista e pátio passam. Um diagnóstico deve ser divulgado até o dia 20 de julho.

Uma operação parcial deverá ocorrer antes do Natal, segundo a concessionária. Já o governo federal acredita que será possível retomar pousos e decolagens em Porto Alegre ainda em outubro.

Enquanto isso, o governo do Rio Grande do Sul trabalha para ampliar o número de voos comerciais no Estado. Semana passada o governador Eduardo Leite (PSDB) teve reuniões com executivos da Azul, Gol e Latam.

Ele também anunciou investimento milionário no Aeroporto Regional de Torres. Dos 2,8 mil voos mensais que o Rio Grande do Sul tinha até abril, somente 400 foram operados em junho. 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas