abc+

CATÁSTROFE NO RS

Como está o aeroporto de Porto Alegre três semanas depois de ser atingido pela enchente

Arrozeiros estão usando tratores para bombear a água para fora da área da pista; helicópteros estão liberados na área dos hangares

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 25/05/2024 às 22h:49 Última atualização: 26/05/2024 às 00h:43
Publicidade

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, completou neste sábado (25) três semanas de alagamento. A enchente começou a atingir o sítio aeroportuário no último dia 3, quando as operações foram suspensas por tempo indeterminado. No dia 4 a água cobriu a pista, todo o pátio e alcançou o terminal.

Aeroporto Internacional Salgado Filho continua com muita água da enchente | abc+



Aeroporto Internacional Salgado Filho continua com muita água da enchente

Foto: Rafa Neddermeyer/ABr

Imagens distribuídas neste sábado pela Agência Brasil mostram que a água já baixou na área dos hangares (no lado sul da pista) e próximo ao terminal de passageiros (no lado norte). A parte central da pista de pousos e decolagens também está seca. No entanto, o alagamento ainda é grande em toda a área.

Produtores de arroz da Zona Sul do Estado usaram tratores neste sábado para bombear água da área do aeroporto para os valões que existem nas proximidades. O trabalho voluntário deverá acelerar o fim do alagamento. A expectativa do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, de que o aeroporto estivesse seco entre sexta e sábado não se confirmou.

No meio da semana o ministro informou que a água havia baixado no terminal ainda no domingo (19) e que os técnicos da Fraport já estavam avaliando os estragos. Questionada, a concessionária do aeroporto Salgado Filho não confirmou a informação.



Operação de helicópteros está liberada na área do aeroporto

A Aeronáutica distribuiu neste sábado (25) um aviso aos aeronautas chamado de Notam informando que a operação de helicópteros está liberada no lado sul da pista do Salgado Filho, onde ficam os hangares. É neste local que ficam as instalações da Polícia Rodoviária Federal, da Brigada Militar e da Polícia Civil, por exemplo.

Podem pousar e decolar no local helicópteros dos operadores dos hangares. A notificação da Aeronáutica diz que “o aeródromo não dispõe de instalações e facilidades para atendimento das aeronaves de asas rotativas devido às chuvas” e que “a operação é sob responsabilidade e risco do piloto e operador aéreo”.

Voos comerciais começam segunda na Base Aérea de Canoas

Está confirmado para esta segunda-feira (27) o início das operações comerciais na Base Aérea de Canoas (Baco). A organização ficará a cargo da Fraport, que montou um terminal junto ao ParkShopping Canoas. É no local que serão realizadas todas as operações de solo, desde check-in até despacho de bagagem e procedimentos de segurança.

Inicialmente serão cinco pousos e cinco decolagens por dia na Base Aérea. Os passageiros deverão chegar à sala de embarque, no shopping, três horas antes do voo. A sala será fechada uma hora e meia antes do voo. Os passageiros serão levados de ônibus até a porta do avião, na Base Aérea. Quem for direto à unidade militar não conseguirá passar da portaria.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade