abc+

SEGURANÇA

Comitê de segurança escolar é criado em Canela

Objetivo é discutir e implementar ações para minimizar riscos de ocorrências dentro das instituições de ensino do município

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 18/04/2023 às 09h:00 Última atualização: 04/03/2024 às 17h:25
Publicidade

Um comitê de segurança escolar foi formado, em Canela, na tarde da segunda-feira (17). O objetivo da união de forças é discutir e implementar ações para minimizar riscos de ocorrências dentro dos ambientes escolares.

Reunião define criação de comitê de segurança escolar



Reunião define criação de comitê de segurança escolar

Foto: André Fernandes/Divulgação

O encontro, organizado pela Secretaria de Educação, contou com a presença de diretores das escolas do município, incluindo as municiais, estaduais, particulares e terceirizadas. De acordo com a Prefeitura, a reunião buscou tranquilizar as equipes sobre a segurança nos educandários.

“É um momento que exige muita atenção, mas me tranquilizo ao ver toda essa mobilização da sociedade. Temos que criar planos estratégicos, pensando nas características de cada escola e comunidade”, destaca o prefeito Constantino Orsolin.

Representantes da Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros também estiveram na reunião – e fazem parte do comitê, assim como Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

“Sabemos que vocês estão na ponta e recebem questionamentos tanto das equipes quanto dos pais dos alunos que frequentam as escolas que vocês dirigem. O que peço a vocês é que lidem com essa situação de forma sábia, sem gerar mais temor”, pede a secretária da Educação, Janete da Silva Santos.

O comandante da Brigada Militar de Canela, capitão Ubirajara da Rocha Dill, salienta que o trabalho ostensivo em frente às escolas foi intensificado desde o último dia 5, quando ocorreu o ataque em uma creche que Blumenau, em Santa Catarina. “Vamos manter esse policiamento enquanto for necessário”, reforça.

Já o delegado Vladimir Medeiros solicita cuidado com as notícias falsas e pondera que as atenções da Polícia Civil estão voltadas às escolas. “Temos que enfrentar essa situação, mas não temos nenhum indício de alguma ação prevista para acontecer em Canela. Vamos seguir monitorando perfis e redes sociais”, ressalta o delegado.

O comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Miguel de Oliveira Souza, aponta que pretende disponibilizar viaturas para que apoiem a segurança das escolas. “Vamos organizar um roteiro, mostrar que o Estado está presente e nos aproximar da rede escolar”, frisa.

A Secretaria de Educação salienta que as escolas do município contam com câmeras de segurança, que são inspecionadas por guardas 24 horas por dia, além disso, algumas instituições de ensino possuem vigias e duas têm casas de policiais militares no pátio. Um contrato emergencial foi aberto para contratar mais 13 vigias para atender a demanda de todas as escolas

Acionar a Brigada Militar

A Brigada Militar, através do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º Bpat), que atua nas cidades da região, destaca que está realizando diariamente inúmeras visitas junto às escolas dos municípios. “A Brigada Militar e as forças de segurança seguem atentas às possíveis ameaças contra escolas do nosso Estado. O nosso efetivo está nas ruas e nas escolas, e o monitoramento também acontece nas redes sociais, por meio de ações de inteligência”, frisa o órgão de segurança.

“É importante que cada um faça também a sua parte e evite o compartilhamento de rumores em aplicativos de mensagens”, reforça a Brigada Militar, salientando que qualquer situação de pessoa agindo de forma suspeita ou cometendo algo perigoso, deve-se ligar imediatamente para o 190.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade