A comissão organizadora da Romaria do Padre Reus realizou, nesta terça-feira (23), o seu primeiro encontro preparatório para o evento deste ano, que já tem data para acontecer. A 18ª edição da tradicional procissão ocorre no domingo, dia 14 de julho, com saída da Praça Tiradentes, em frente a igreja da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Um fim de semana antes, no dia 7 de julho, ocorrerá a 5ª Romaria Motorizada ou Carreata de Padre Reus, onde motoristas são convidados a participarem com seus veículos.
A reunião desta terça ocorreu no Santuário do Sagrado Coração de Jesus – onde está situado o túmulo de Padre Reus – e teve a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Guarda Civil Municipal (GCM), 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (19ºBIMtz), Ciclosinos e Grupo Sinos, além de representantes do santário.
Na oportunidade, o reitor do local, padre Raimundo Resende, apresentou a programação religiosa com a explicação do tema e logo que será usada na camisa e cartazes.
Tema
O tema da edição 2024 da romaria será “Com Pe. Reus, rumo ao lugar de encontro com a esperança”. “Estamos comemorando o Bicentenário da Imigração Alemã. Na igreja, celebra-se a sinodalidade e no final do segundo semestre de 2024 começará o Jubileu da Esperança. A caminhada é a palavra chave para a confluência destes momentos e o santuário também está ligado à esta identidade da ação de quem se desloca em busca de renovar a esperança em peregrinação”, explicou o padre Resende.
“O desejo (ponto de partida), a caminhada (ação) e a chegada (objetivo e nova realidade) podem ser considerados os três eixos colocados em ciclos para a reflexão durante a novena”, acrescentou o reitor, lembrando que haverá também a Novena pela Beatificação de Padre Reus, de 5 a 13 de julho.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags