O tempo colaborou e abriu bem a tempo da chegada do Cometa do Diabo, que já pode ser visto no Rio Grande do Sul, segundo a MetSul Meteorologia.
Após dias nublados e com chuva, uma massa de ar seco ajudou os gaúchos a observar o 12P/Pons-Brooks, um dos cometas periódicos mais brilhantes. Ele aparece a cada 71 anos e o brilho aumenta a medida que se aproxima do Sol.
Ele já foi registrado no Litoral Norte, por um fotógrafo especializado em astrofotografia, segundo o portal de meteorologia. Confira:
?? ESPAÇO | “Cometa do diabo” já pode ser visto no céu do Sul do Brasil. Brilho aumenta nos próximos dias. Saiba onde aparece no céu e como tentar ver. ?? https://t.co/ap6ObozgWv pic.twitter.com/ufK8b2mIR2
— MetSul Meteorologia (@metsul) April 18, 2024
Apesar de aparecer por aqui, ele poderá ser visto em todo Brasil. O dia em que mais estará perto do Sol será no domingo (21), mas o melhor momento para observá-lo será quando atingir o brilho máximo, na terça-feira (23).
Como ver o Cometa do Diabo
Ainda que seja brilhante, a melhor forma de observar o Cometa do Diabo é usando binóculos ou telescópios, recomenda a Nasa. No Brasil, os horários dependem do pôr do sol.
Para observá-lo, a pessoa deve olhar para a Oeste, logo após o Sol se pôr, já estando abaixo do horizonte. É preciso estar em locais sem muitos obstáculos e olhar logo abaixo da Lua. O cometa deve aparecer acima do horizonte. Uma hora após, ele se põe.
Por que o nome é Cometa do Diabo
O cometa 12P/Pons-Brooks ganhou o apelido de Cometa do Diabo em 2023, quando uma explosão fez com que ele parecesse ter chifres, de acordo com a Nasa.
LEIA TAMBÉM