abc+

PROMOÇÕES DE INÍCIO DE ANO

Comércio começa o ano com promoções para atrair clientes

Nas primeiras semanas de 2025, comerciantes oferecem descontos e facilidades de pagamento para clientes saírem com produtos novinhos direto das lojas

Publicado em: 15/01/2025 às 06h:00 Última atualização: 15/01/2025 às 06h:52
Publicidade

Quem circula pelas áreas centrais dos municípios da região percebe a baixa movimentação do público nestes primeiros dias de 2025. E esse baixo movimento também é notado pelos comerciantes, que estão trabalhando em promoções e possibilidades de parcelamento para atrair clientes que deixaram as promoções do final de ano passarem e que ainda buscam aquele produto específico para levar para casa.

Novas promoções de início de ano podem ser vistas em diversas lojas pela área central de Novo Hamburgo | abc+



Novas promoções de início de ano podem ser vistas em diversas lojas pela área central de Novo Hamburgo

Foto: Weslei Fillmann/Especial

Gerente de uma loja de cosméticos e perfumes na Avenida Pedro Adams Filho, Centro de Novo Hamburgo, Juliana Immig conta que uma promoção de 50% de desconto em centenas de itens começou em 26 de dezembro e deve seguir até sábado (18), quando outro ciclo de promoções se inicia. “Tem para todos. Masculino, feminino, um pouco de infantil”, comenta.

Nesta época, entre janeiro e fevereiro, a gerente comenta que é o período em que mais promoções são feitas. “É para atrair, né? Como a gente está com pouco movimento na cidade, atrair quem está aqui para poder vender mais”, destaca.

Gerente de uma loja de eletrodomésticos na área central, Luciano Mainardi comenta que foram feitas novas promoções, com possibilidade de pagamento facilitado para o cliente levar o produto direto para casa. “Pagamento a partir de 90 dias, começando em abril. Todos os produtos que estão chegando são de modelos novos, como ar-condicionado e ventiladores”, conta. Sorteios também são utilizados para atrair o público, que pode concorrer a carros e motos a partir da compra de determinados itens ou a partir de determinado valor.

E, em algumas vezes, é a oportunidade daquele que deixou as promoções de final do ano passar e agora quer garantir o presente de “final de ano”. “Fazemos contato com o cliente, que fez orçamento e não faturou em dezembro, para vir agora, neste mês de janeiro, para aproveitar as novas ofertas”, destaca.

*Colaborou: Amanda Krohn

LEIA TAMBÉM: Saiba o que aconteceu com granadas encontradas em condomínio de Novo Hamburgo

Clientes vão de loja em loja buscando produtos

A designer de interiores Ana Luísa Fleck (58) e a mãe, Schirley Fleck (83),  estiveram nesta terça-feira (14) perambulando pela região central de Novo Hamburgo em busca de um forno elétrico. Elas contam que procuravam um produto específico e queriam contar logo com o eletrodoméstico, sem a necessidade de esperar pelo envio pela internet.

“Nós queríamos comprar antes do final do ano, mas como a correria tava muito grande, não deu tempo”, comenta Ana. Schirley conta que queria o produto para fazer uma surpresa para a neta.

Mãe e filha perambulavam por lojas em um busca de um forno à pronta-entrega | abc+



Mãe e filha perambulavam por lojas em um busca de um forno à pronta-entrega

Foto: Weslei Fillmann/Especial

VEJA: Temporada de piscinas é opção para quem fica na cidade durante o verão; saiba mais

Descontos tradicionais no início do ano

Vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Novo Hamburgo, Jorge Stoffel comenta que o cenário de promoções neste período do ano é esperado e o principal objetivo é ajudar os lojistas a aliviar estoques e atrair consumidores logo após as festas de final de ano. “Esse comportamento é típico e ocorre todo ano, pois muitos comércios precisam reduzir seus estoques de produtos para dar espaço às novas coleções e manter a dinâmica das vendas”, destaca.

Quanto à antecipação dos descontos, Stoffel analisa que, em 2025, houve, de fato, uma aceleração desse movimento. “Isso tem sido um reflexo da busca por resultados mais rápidos e de um planejamento que visa aproveitar o início de ano como uma oportunidade de recuperação de vendas”, comenta.

Para aquecer o mercado

Em São Leopoldo, o presidente da CDL, Olinto Menegon, afirma que não há uma campanha oficial de liquidação de verão, mas que mesmo assim há parceiros que realizam. “Isso aquece o mercado em um período em que tem muita gente fora da cidade ainda, em função de férias, então se tenta criar uma maneira de atrair um número considerável de vendas.”

Outro fator que contribuiu com as vendas do comércio, segundo o dirigente, foi a venda de cupons da campanha Natal Show 2024, encerrada no dia 11. “Distribuímos um total de 180 mil cupons, o que foi aquém da expectativa de 200 mil, mas aumentamos o número de adesões, o que nos deixa tranquilos”, comenta.

O sorteio da campanha deve ocorrer às 19h da quarta-feira (22), na sede da entidade (Rua Marquês do Herval, 643). Os prêmios a serem entregues são: 1 Yamaha Scooter Neo, 40 viagens para o Resort Termas Romanas, 5 bicicletas e 10 vales-compras de R$ 500, totalizando mais de 50 prêmios.

CONFIRA: Feirão oferece mais de 700 vagas nesta quarta-feira (15) em Canoas

Cuidados e dicas na hora de fazer compras no início do ano

A CDL de Porto Alegre divulgou algumas dicas para que as pessoas consigam aproveitar melhor as promoções de início de ano. Apesar dos preços reduzidos, se comprar sem controle e sem fazer uma lista das prioridades, os clientes podem acabar contraindo dívidas ou tendo o trabalho de ter que voltar para a loja e fazer a devolução dos produtos adquiridos. Por isso, a entidade destacou alguns cuidados valiosos na hora de renovar os itens dentro de casa. Confira:

1) Definir orçamento que não comprometa o pagamento de dívidas em atraso nem o que é vital para o dia a dia;

2) Fazer uma lista;

3) Confrontar preços com outros estabelecimentos e períodos de tempo. Existe algum benefício real?

4) Avaliar as condições envolvidas no negócio;

5) Estar atento aos juros quando for recorrer ao parcelamento, pois estamos em meio a um ciclo de alta da Taxa Selic. Utilize o crédito com bom senso;

6) Avaliar a reputação do vendedor (prazo de entrega, embalagem, pós-venda) nas compras pela Internet;

7) Estar atento às políticas de trocas. Lembre-se que trocas por mera insatisfação do cliente não são obrigatórias por parte do estabelecimento, muito embora se ofereça esse benefício voluntariamente em certas ocasiões.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade