ECONOMIA

Comércio aposta em preços baixos para limpar estoques

Descontos podem ultrapassar os 50% em setores de roupas e calçados

Publicado em: 12/01/2024 07:00
Última atualização: 12/01/2024 08:39

Promoções, liquidações, torra-torra, limpa loja. Os termos mudam, mas o conceito é o mesmo. Quem caminha pelas ruas nestes primeiros dias de 2024 consegue observar a quantidade de vitrines em promoções. Sejam de roupas e de calçados, de eletrodomésticos ou confecções, lojistas grandes e pequenos apostam nos preços baixos para liberarem estoques feitos para o Natal.

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!


Algumas lojas oferecem produtos até por menos da metade do preço Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

A estratégia é usar cartazes e adesivos coloridos que mostrem bem a diferença do preço atual, em relação ao antigo. Exemplo destes pode ser encontrado em uma loja de roupas de Novo Hamburgo, na esquina das Ruas Lima e Silva e Primeiro de Março.

Conforme o gerente, Gregório Pagliarin, logo após o Natal, a loja baixou seus preços em 50%. "Agora, estamos com descontos até maiores e isto tem atraído o público. Seguiremos assim até o fim da próxima semana com toda a loja com preços baixos", afirma. A oferta é tão boa, que as próprias funcionárias dizem deixar parte do salário na loja.

Em outro comércio da Primeiro de Março, a gerente Cilene Gomes afirma que vendeu muito bem para o Natal, e que agora a liquidação é para dar vazão ao que sobrou. "Hoje não temos estoque, porque as vendas no final de ano foram excelentes. Então estamos com descontos de até mais de 50% e já com roupas leves de inverno".

O final de semana será de vendas também de eletrodomésticos. Uma das lojas, além de ofertas abaixo do normal, ainda oferece longos parcelamentos. "Estamos decorando para poder limpar a loja neste final de semana. Colocamos à venda produtos de mostruários, então os preços caem ainda mais. E como é verão, o que mais está saindo são geladeiras e muita procura por ar-condicionado", comenta a gerente Aline Viana.

O presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner, explica que as áreas mais impactadas são as de eletrodomésticos, roupas e calçados. "Tem acontecido muitas promoções em janeiro e fevereiro, porque se tornou tradição. Os valores são atrativos, mas de curto espaço de tempo. É para aproveitar o que não saiu no Natal, com promoções que podem chegar a até 50% do valor", destaca.

Renovação para a próxima coleção

A gerente leopoldense Leila Simone da Silva Bonilha, de 37 anos, relata que a loja em que ela trabalha promove liquidações periodicamente com o objetivo de atualizar o estoque. “Nós aproveitamos este período para liquidar ele para depois, na próxima estação, ter um estoque mais saudável, no caso, uma coleção mais bonita”, explica. Leila conta que, neste ano, os clientes estão comprando um pouco menos. “A gente percebe que o cliente está segurando mais o dinheiro e cuidando onde ele vai gastar. Acredito que a economia e a política vêm mexendo bastante com as pessoas”, pondera a profissional.


Kethlyn e Fernanda estavam à procura de roupas de banho Foto: Amanda Krohn/Especial

A exemplo do que Leila relata, a auxiliar de limpeza Fernanda Correia da Silva, 40, está pensando duas vezes antes de comprar qualquer coisa. Moradora do bairro Campina, de São Leopoldo, ela saiu com sua filha Kethlyn Gabrielly Correia de Oliveira, 15, para comprar roupas de banho, mas pretende economizar o máximo possível. “Quando dá a gente aproveita as promoções, porque está tudo caro. Mas tem que dar uma segurada, porque não está fácil, especialmente depois do Natal, das festas de fim de ano e da festa de 15 anos da Kethlyn, que foi agora no fim do ano”, diz. “Além disso, depois da pandemia tudo ficou mais caro. Já era caro antes, mas agora está mais”, completa.

Procura por trocas de presentes movimenta estabelecimentos em Canoas

Nesta primeira quinzena de janeiro, os lojistas, em Canoas, têm tido o movimento que é comum nesta época do ano, ainda com muitas trocas dos presentes de Natal e a expectativa que o movimento retorne ao normal, no próximo mês.

É o que ocorre na loja da gerente Isabelle Porto. “Começamos janeiro fazendo cerca de 15 trocas de produtos que foram comprados par ao Natal, agora esse número baixou para 7. Para atrair mais compras, colocamos várias peças do estoque em promoção”, afirma, comentando que o movimento ainda está fraco, porém um pouco melhor do que no ano passado, no mesmo período.

A estratégia de promoção está funcionando. Moradora do Centro, Sandra Mariano estava na loja que Isabelle gerencia. “Não posso ver uma promoção. Estou aqui olhando. Passo o ano todos atrás de promoções o que é um perigo, pois acabo comprando o que não preciso”, comentou enquanto avaliava algumas peças com preço reduzido para comprar.


Sandra passa o ano todo de olho em promoções Foto: PAULO PIRES/GES

Na loja de moda masculina do empresário Carlos Klein, do Canoas Parkshopping, o volume de trocas foi intenso entre os dias 26 e 27, depois diminuiu bastante no dia 28 e nos primeiros dias de janeiro foram pouquíssimas trocas. Segundo ele, a partir do dia 8 já sentiu uma movimentação mais intensa e aumentou significativamente também a quantidade de trocas.

“Como fez bastante calor e teve o feriado de ano novo em uma segunda-feira, muitos dos nossos clientes aproveitaram esse período para esticar um descanso na praia e deixou para fazer as trocas na retomada do ano”, comenta.

Klein informa que essa semana a movimentação está bem mais intensa e, consequentemente, bastante trocas, o que ele diz ser muito positivo, porque normalmente quem vai fazer a troca é um presenteado por cliente, que ainda não conhece a loja. “É uma excelente oportunidade para que temos de apresentar a loja e fidelizar um cliente novo”, afirma, acrescentando que nos próximos dias deve fazer o levantamento para ver que itens precisam de reposição e os que estão com o estoque muito elevado para organizar alguma promoção a partir do final do mês ou início de fevereiro. 

Colaboraram: Amanda Krohn e Rosilaine Pinheiro

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas