MODERNIZAÇÃO

Começam os voos do geoprocessamento em São Leopoldo

A partir da coleta das imagens, será implantado um sistema de informações integradas à base de dados geográficos de todo o município

Publicado em: 19/12/2023 07:37
Última atualização: 19/12/2023 07:51

Começaram neste fim de semana os primeiros sobrevoos para a realização de registros cartográficos para o geoprocessamento de São Leopoldo. Os voos foram realizados neste sábado (16) e domingo (17) para os registros aéreos fotográficos da cidade.

Primeiros sobrevoos aconteceram no sábado e domingo Foto: Divulgação/Prefeitura de São Leopoldo

A Prefeitura explica que o geoprocessamento é uma ferramenta de mapeamento de uma região a partir de imagens aéreas para a produção e aprimoramento das representações cartográficas. Além disso, a partir da coleta das imagens, será implantado um sistema de informações integradas à base de dados geográficos de todo o município.

A cobertura aerofotogramétrica está sendo realizada com aeronaves equipadas com câmeras digitais especiais para fotogrametria de alta qualidade geométrica e radiométrica.

Os sobrevoos são feitos a uma altura de 1250 metros e o sistema SAAPI (Sistema Aerotransportado de Aquisição e Pós-Processamento de Imagens Digitais), utilizado no procedimento, é o primeiro com este tipo de câmera homologado no Brasil.

Modernização

O titular da Secretaria Geral de Governo, Nelson Spolaor, destacou a importância desse processo para balizar a gestão municipal.

"O geoprocessamento é uma ferramenta fundamental para que nós tenhamos mais eficácia na prestação dos serviços e representa uma modernização da gestão pública. Com os dados corretos, naturalmente veremos melhorias em todas as áreas do governo, desde a saúde até a segurança pública e o meio ambiente, com os servidores tendo o melhor possível à disposição. É um passo fundamental para que possamos ter a cidade que nossa população merece", ressaltou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas