abc+

Programa cultural

Começa o 42º Encontro de Conjuntos Instrumentais no Colégio Sinodal Tiradentes, em Campo Bom

Evento nacional reúne escolas de toda a Rede Sinodal e terá encerramento com orquestra em São Leopoldo

Dário Gonçalves
Publicado em: 29/08/2024 às 22h:07 Última atualização: 29/08/2024 às 22h:10
Publicidade

O Colégio Sinodal Tiradentes, de Campo Bom, está imerso na música. Começou nesta quinta-feira (29), o 42º Encontro de Conjuntos Instrumentais da Rede Sinodal de Educação (Encore), que reúne 13 escolas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina para uma celebração musical, que continua nesta sexta-feira (30), às 19h30.

Orquestra do Colégio Sinodal Tiradentes | abc+



Orquestra do Colégio Sinodal Tiradentes

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

O evento ocorre anualmente entre os colégios da Rede Sinodal e valoriza a cultura e o aprendizado da música, proporcionando uma rica troca de experiências e momentos de integração entre as escolas e os instrumentistas. Além disso, promove um intercâmbio cultural e convívio social entre os jovens músicos.

Segundo a diretora do Sinodal Tiradentes, Silvia Korndoerfer Rangel, esta é uma oportunidade única para todos. “A comunidade escolar está vivenciando este evento intensamente, com ensaios e a hospedagem dos estudantes que vêm de longe, além da comunidade de Campo Bom e região que pode prestigiar espetáculos musicais de alta qualidade durante os dois dias”, explica.

O regente do Sinodal Tiradentes, que fez a apresentação de abertura após o hino nacional, Louis Marcelo Illenseer, comentou que esse evento segue a tradição da Rede Sinodal de Educação, e que o Tiradentes, como sede, está recebendo centenas de crianças e adolescentes em duas noites de muita música.



“Cada escola escolhe o seu repertório. Normalmente a gente vai de encontro ao que os jovens gostam. A gente também tenta ensinar repertórios que eles não conhecem, músicas diferentes. E o repertório da Grande Orquestra é escolhido pelos regentes. São muitos instrumentos, flautas, violinos, metais, saxofone, percussão, piano, etc”, comenta.

Celebração aos 200 anos da imigração

Simultaneamente, o Instituto Rio Branco, de São Leopoldo, também está realizando o mesmo evento, enquanto o Colégio Sinodal da Paz, de Novo Hamburgo, está sediando o Encontro Nacional de Coros da Rede Sinodal de Educação (Encorse) com 13 corais. Já na noite de sábado (31), os 26 conjuntos instrumentais participantes do Encore e os 13 corais participantes do Encorse, se reunirão em uma grande orquestra que fará sua apresentação no Ginásio Municipal de São Leopoldo. O espetáculo homenageará os 200 anos da imigração no Brasil.



“Receber mais de 240 instrumentistas aqui de diferentes escolas da Rede Sinodal é uma alegria imensa. Esse encontro acontece anualmente em uma escola da rede, mas neste ano, que celebramos os 200 anos da chegada dos luteranos, o evento acontece nas duas escolas mais antigas da região, em São Leopoldo com 198 anos, e em Campo Bom, que tem 196”, detalha a diretora Silvia Rangel.

Entre os participantes, está o músico multi instrumentista Arthur Schimitez, de 17 anos, e estudante 3° ano do Ensino Médio. Por isso, esta é sua última participação no Encore. “Desde criança, sempre fui da música. Comecei a tocar bateria aos 3 anos, meu pai também tocou em diversas bandas. E minhas expectativas são de uma apresentação maravilhosa de todas as escolas. Vou aproveitar ao máximo e espero que todas possam aproveitar também”, conta.



As apresentações podem ser conferidas pelo YouTube do Sinodal Tiradentes.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade