abc+

SÃO LEOPOLDO

Começa a retirada de fios, cabos e postes da Rua Independência

Nova rede subterrânea da Rua Grande entrou em funcionamento neste domingo (8), nas três primeiras quadras

Renata Strapazzon
Publicado em: 09/12/2024 às 11h:16 Última atualização: 09/12/2024 às 11h:17
Publicidade

Uma etapa esperada da obra de revitalização da Rua Independência, no Centro de São Leopoldo, teve início na manhã desta segunda-feira (9): a retirada de fios, cabos e postes da via. A nova rede subterrânea da Rua Grande entrou em funcionamento domingo (8), nas três primeiras quadras. A energização do sistema subterrâneo foi feita pela RGE no dia 7 de novembro.

Retirada fios Rua Independência começou antes das 8 horas



Retirada fios Rua Independência começou antes das 8 horas

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Desde então, todas as redes de baixa e média tensão já estavam com energia. De acordo com o engenheiro eletricista da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Semov), Frederico Petry, após os 30 dias de testes, foi autorizado migrar a alimentação dos consumidores da rua, desconectando cabos que ligam aos postes e conectando os novos, que interligam com a rede subterrânea.

LEIA TAMBÉM: Sede da Guarda Municipal de São Leopoldo é evacuada após incêndio

A retirada dos cabos teve início antes das 8 horas, na quadra em frente à Câmara de Vereadores, e é feita por equipes da Instaladora Elétrica Mercúrio, empresa que faz parte do Consórcio São Leopoldo, encarregado da revitalização da Independência. Durante os trabalhos, o trânsito de veículos é bloqueado a cada quadra na qual estejam sendo realizados os serviços de retirada dos postes e fiações, estando liberada a circulação de pedestres apenas do lado oeste.

Segundo Petry, a expectativa é de que o serviço seja concluído nas três primeiras quadras, até a esquina com a Rua Osvaldo Aranha, até a semana que vem. “Após a migração de todos os clientes, a Mercúrio vai desmontar os cabos dos postes e os remover. Cabe à RGE fiscalizar, programar os desligamentos, informar os clientes sobre as indisponibilidades e fazer a manutenção da nova rede”, explica Petry.

SAIBA MAIS: Fiscalização é intensificada no Rio dos Sinos devido à piracema; veja o que é proibido

O engenheiro eletricista frisa, ainda, a preocupação com empresas de telecomunicações, que mesmo tendo desde agosto para se adequarem às mudanças, algumas ainda não finalizaram por completo a ligação dos ramais dos clientes à rede subterrânea de lógica. “Muitos clientes destas empresas poderão ficar sem telefone e internet”, pontua.

Para quem trabalha na Independência a expectativa é grande em ver a rua sem o emaranhado de fios nos postes. “Acho que vai valorizar muito a rua. Vai ser um grande diferencial”, opina a vendedora Greice Kelly Marques, 37. Moradora do Centro, a aposentada Rita de Cássia Garcês, 65, também aprova a mudança. “A Independência está ficado linda. Uma rua muito moderna e certamente vai atrair visitantes de outras cidades”, diz.  

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade