APÓS CASOS NA SERRA

Combate ao trabalho escravo é tema de encontro entre Ministério Público do Trabalho e governo do RS

Encontro acontece nesta quarta-feira (8), em Port Alegre. O procurador-geral do trabalho, José de Lima Ramos, apresentará para o governador Eduardo Leite proposta de acordo de cooperação para erradicar essa prática e promover direitos da população mais vulnerável

Publicado em: 07/03/2023 18:28
Última atualização: 01/02/2024 16:12

O caso de trabalho análogo à escravidão em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, tem gerado debates nas últimas semanas no Estado. Na ocasião, mais de 200 trabalhadores da Bahia foram resgatados de situação precária em tradicionais vinícolas gaúchas. Nesta quarta-feira (8), o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) e o governo do Estado se reúnem para debater o combate a esta prática.

Cerca de 200 trabalhadores foram encontrados em situação análoga à escravidão em empresa de Bento Gonçalves Foto: PRF
O procurador-geral do trabalho, José de Lima Ramos, terá agenda em Porto Alegre voltada para colaborações interinstitucionais no combate ao trabalho escravo. A partir das 9 horas, Ramos participará de uma audiência com o governador Eduardo Leite, onde apresentará proposta de acordo de cooperação entre o Ministério Público do Trabalho e o governo do Estado para executar planos de ação visando à erradicação do trabalho em condições análogas às de escravo e do tráfico de pessoas, bem como à proteção e promoção dos direitos da população mais vulnerável.

A audiência também terá a presença dos procuradores-chefes do MPT-BA, Luís Carneiro, e do MPT-RS, Rafael Foresti Pego, além de integrantes do Grupo Especial de Ação Finalística (GEAF) que reúne procuradores de ambos os Estados para atuar no caso recente dos trabalhadores resgatados em Bento Gonçalves. O encontro também contará com a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Francisco Rossal de Araújo e do juiz auxiliar da presidência do TRT-4, Daniel Souza de Nonohay.

Mais tarde, às 11 horas, procurador também tratará do assunto em uma reunião com o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, às 11h, na sede do Ministério Público do RS.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas