ESPORTE
Com três novas modalidades, Olimpíada Estudantil espera envolver 5 mil estudantes em Campo Bom
Abertura oficial da competição ocorreu nesta segunda-feira (22) no Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke
Última atualização: 26/03/2024 18:31
Começou a maior competição envolvendo as três de redes de ensino (municipal, estadual e particular) de Campo Bom: a Olimpíada Estudantil. A abertura oficial da competição, que é promovida pela Secretaria de Educação e Cultura (Smec), ocorreu nesta segunda-feira (22) no Ginásio Municipal de Esportes Karl Heinz Kopittke. No entanto, mesmo antes da cerimônia, as disputas já haviam iniciado no último dia 8.
O handebol e o atletismo abriram a competição. Ao todo, 14 esportes participam da competição, que tem como objetivo envolver aproximadamente cinco mil estudantes. “Nossa meta não é somente a competição, mas a parte inclusiva, social e principalmente escolar, mostrando que sim, o aluno da escola pública pode se destacar aonde ele quiser”, afirmou a Secretaria de Educação e Cultura, Simone Schneider.
Conforme Simone, “o evento tem como foco promover a integração socioesportiva entre os estudantes, estreitando os laços de amizade e congregando-os em um evento esportivo de qualidade, além de incentivar a prática esportiva em busca de uma maior qualidade de vida e bem-estar”.
Cerimônia
No evento de abertura, delegações de escolas municipais, estaduais e particulares, desfilaram no ginásio esportivo diante de autoridades do município, sob a execução de músicas da Banda Municipal Guilherme Armando Dick. A solenidade contou com apresentação artística do grupo de dança da Escola de Arte-Educação (EAE), instituição da prefeitura, sob responsabilidade Smec, que deu um show de glamour com a coreografia desenvolvida pela professora de dança Jéssica Brill.
A aluna do Colégio Sinodal Tiradentes, destaque no atletismo, Iasmin Mariana de Lima Soares fez o juramento com outros estudantes durante a solenidade de abertura oficial da Olimpíada Estudantil. “O esporte é importante para a gente se encontrar, descobrimos nossos talentos. Para mim ele abriu porta”, resumiu Iasmin, que no último ano foi 1º lugar no Lançamento de Dardo no Troféu IENH e, além de ter conquistado diversas medalhas no Lançamento de Disco e Arremesso de Peso, a atleta foi vice-campeão da série ouro nos Jogos Escolares Brasileiros, no Rio de Janeiro.
O acendimento da pira olímpica marcou a solenidade, sendo a chama conduzida por membros do clube campo-bonense. Além disso, o Clube 15 de Novembro foi homenageado pelo trabalho de incentivo ao esporte.
NovidadesNeste ano, a competição contará com três modalidades a mais do que a última edição. Entre as novidades deste ano estão o punhobol (categoria Sub-13) e a ampliação do vôlei de areia 4x4 e do futevôlei para a categoria sub-17.
Os demais esportes que participam das disputas são: jogos de tabuleiro (dama, moinho e xadrez), basquete, futsal, voleibol, mini futebol (Jamboree), vôlei 4x4, futevôlei e o Festival Paralímpico.