ADOTE!
Com prazo para fechar abrigo, São Leopoldo busca adoção de animais resgatados na enchente
Espaço de antigo hipermercado está com os dias contados e ainda soma 270 cães à espera de um lar
Última atualização: 07/08/2024 07:54
Uma conta que não fecha. Somente em julho, 130 animais foram adotados em São Leopoldo, em contrapartida, outros 80 foram acolhidos pela Secretaria Municipal de Proteção Animais (Sempa), seja no canil da cidade, ou no abrigo, montado para receber cães e gatos resgatados da enchente na área de um antigo hipermercado e o único ainda em funcionamento no Município.
Juntos, estes dois locais contabilizam 470 animais, sendo 460 cães e 10 gatos. Entre os últimos acolhidos pelas equipes da Sempa estão muitas devoluções. Animais que já haviam sido adotados após serem resgatados dos alagamentos e que poucos dias depois voltaram ao abrigo.
“É uma situação muito triste. Pelo fato de o abrigo estar localizado numa área central, de fácil acesso, tivemos casos de animais que foram amarrados no portão. Tivemos, também, muitas pessoas que adotaram no momento de comoção da enchente e que agora estão nos devolvendo”, desabafa a titular da Sempa, Solange Biegelmeyer.
LEIA TAMBÉM: Programa 3 Mil Talentos TI inicia atividades com alunos da Rede Municipal em São Leopoldo
A situação, conforme Solange, tem causado apreensão em quem trabalha com a proteção animal na cidade. Isso porque, o prédio onde funciona o abrigo temporário deverá ser devolvido em breve.
“Tínhamos um contrato de 45 dias, que já foi renovado por outros 45. Já extrapolamos o prazo e agora temos que devolver o espaço. A diretoria do Carrefour (grupo responsável pelo prédio) se sensibilizou com o nosso pedido e prorrogou, verbalmente, por mais um curto período. Não sabemos por mais quanto tempo, mas será um período pequeno”, explica.
Segundo a secretária, ainda não há um novo local para abrigar os animais. Somente no abrigo, hoje, encontram-se 270 cães, entre eles, 21 filhotes. “Por isso, estamos focando 100% nas adoções. Precisamos encontrar novos lares para estes animais”, pontua. Impossibilitada de realizar feiras de adoções e de divulgar nas redes sociais da secretaria as fotos dos animais por conta da legislação do período eleitoral, Solange vê o número de adoções despencar, dia após dia.
ATENÇÃO, MOTORISTA!: BR-116: Bloqueios temporários para obras em Esteio seguem até semana que vem; saiba mais
“Antes tínhamos de 14 a 17 adoções diárias, muitas até de pessoas de fora do Estado. Hoje está bem difícil”, lamenta. Conforme ela, interessados podem ir até o abrigo, localizado na Avenida Imperatriz Leopoldina, 45, no bairro São José, de segunda a segunda, das 11 às 18 horas.
“Temos no local uma equipe terceirizada, mantida pela Prefeitura e que garante limpeza, alimentação e atendimento veterinário a estes animais 24 horas por dia”, frisa Solange. Todos os animais do abrigo estão vacinados e microchipados. Informações podem ser obtidas junto à Sempa pelo telefone 98924-7903, por mensagens pelo WhatsApp.