MORDOMIA

Com piscina e reforma, tigre siberiano ganha casa nova no Zoológico de Sapucaia do Sul

Animal de 15 anos vive no Vale do Sinos desde 2014, quando foi resgatado de cativeiro irregular

Publicado em: 16/08/2024 15:36
Última atualização: 16/08/2024 15:37

Resgatado de um cativeiro irregular em 2014, quando se mudou para o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, o tigre Dan está de casa nova. Não, o animal de 15 anos não deixou o Rio Grande do Sul. O felino segue no Vale do Sinos, mas em um recinto mais espaçoso, com piscina, construída especialmente para ele.

O quintal para onde Dan foi transferido é a antiga casa do leão Jerônimo, que morreu aos 22 anos, de causas naturais. Conforme a médica veterinária e chefe da Divisão Parque Zoológico, Caroline Gomes, o local passou por uma grande reforma para receber o tigre siberiano.

LEIA TAMBÉM: Sócio-fundador da Cobasi: "É mentira que priorizamos quatro computadores ao invés de vidas"


Tigre siberiano no Zoológico de Sapucaia do Sul Foto: Caroline Silveira/ Secom-RS


"O recinto foi todo reformulado e adaptado. As medidas de segurança foram reforçadas para receber o tigre, que é adulto, e tem todo o vigor de um animal saudável dessa idade. Foi construída uma nova piscina, o cercamento e as grades foram refeitos e reforçados. O espaço ganhou grama e plantas novas, e a gruta também foi melhorada." 

JARDIM: 5 plantas para ambientes internos; transforme sua casa com estas opções

Com 180 quilos, Dan foi transferido com cuidado. Cerca de 20 profissionais atuaram na sedação e também no acompanhamento da mudança de casa. Veterinários, zootecnistas e tratadores do Parque Zoológico se envolveram no trabalho.

Para garantir que tudo corresse da melhor forma, o felino foi sedado e passou por exames de sangue, radiografia e ecografias, constatando que estivesse saudável. Após, permaneceu em um local até se recuperar da sedação e na quinta-feira (15) conheceu o novo quintal.

O Zoológico de Sapucaia do Sul (BR 116, km 252) é aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas. Os ingressos custam entre R$ 5 a R$ 10. Entre os animais presentes no local estão: chipanzés, bugio-ruivo, anta, búfalo, lhama, lobo-guará, pônei, quati, onça-pintada, urso, zebra, veado-virá, aves e répteis, além do tigre e de outros mamíferos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas