FOLIA

Com pagode clássico e escolas de samba, Campo Bom celebra o carnaval de rua

Evento reuniu centenas de pessoas na região central da cidade neste domingo

Publicado em: 18/02/2024 21:57
Última atualização: 19/02/2024 07:31

O carnaval chegou às ruas centrais de Campo Bom neste domingo (18), com os shows do Pagode do Madre e das escolas de samba Império do Sol, de São Leopoldo, e Bambas da Orgia, de Porto Alegre.


Público se reuniu na Avenida Adriano Dias para acompanhar os shows de pagode e desfile Foto: fotos Eduardo Amaral/GES-Especial

As apresentações se concentraram na Avenida Adriano Dias, em frente ao Largo Irmãos Vetter. Pontualmente às 17h30 o Pagode do Madre começou deu a largada à festa cantando clássicos do estilo musical.

Profissional da área da saúde, Sandro Alex Oliveira da Silva, 50 anos é um apaixonado pela folia do Carnaval desde a infância e neste ano decidiu chamar outras pessoas como ele para celebrarem juntos. “Do nada, em 30 dias a gente montou, todos gostam de folia e um foi chamando outro, e no total tem mais de 70 pessoas conosco”, conta ele lembrando a criação do Bloco Qualquer Jeito, que fez sua estreia em 2024.

Oliveira promete que o grupo vai seguir firme para o próximo ano, e destaca que o objetivo era justamente destacar a festa da cidade. "Nos organizamos para a festa em Campo Bom, a ideia é nos mostrarmos na nossa cidade. Ano que vem a gente vai estar aqui de novo.”

Estreantes no RS

Vivendo há dois meses em Campo Bom, o trio Valdecy Trindade, 50, Josimar Teixeira da Silva, 35 e Diego Teles da Silva, 36, tiveram sua primeira experiência com a folia da cidade.

Naturais do Rio de Janeiro, Josimar e Diego, aprovaram a festa em Campo Bom, mesmo com as diferenças da cidade que tem uma das mais fortes tradições carnavalescas do país. "A diferença é enorme, não tem como negar, mas hoje tá muito legal", aponta Teixeira.

Teles também aprovou a festa, e a cidade, mesmo achando que o Carnaval pode ser maior nos próximos anos. “A gente nunca passou um Carnaval em Campo Bom, é legal, mas tem que valorizar mais aqui. O povo é muito acolhedor e a cidade é linda, mas a gente acha que tem que valorizar o Carnaval de Campo Bom.”

O mais velho do grupo, Trindade vai na mesma linha do colega e amigo carioca. "Tem que valorizar a cultura, está bom, mas dá para melhorar. No Pará o Carnaval é folia”, compara. O trio está alojado na cidade enquanto trabalham como montadores em uma fábrica da cidade.

Prefeito da cidade, Luciano Orsi, também se fez presente na festa. Assim como os novos moradores da cidade, ele também espera que a festa cresça nos próximos anos. "Sou do tempo que tínhamos o maior Carnaval de rua do Vale do Sinos, quem sabe isso não volta? Sei que o povo gosta, a cidade gosta de investir na questão cultural, shows, e Carnaval às vezes sem muito custo consegue fazer uma festa. Um sonho que fica é que a gente possa retomar com força o Carnaval de rua aqui na cidade”, projeta.

Tradição voltando

Orsi avalia que a população de Campo Bom já está aderindo novamente aos festejos de Carnaval. "Chega perto do final do ano o pessoal já começa a perguntar sobre o Carnaval, então já está entrando no sangue de novo a tradição carnavalesca, que é a maior festividade cultural do Brasil.”

De acordo com o prefeito, nos primeiros anos o objetivo principal era justamente saber qual a adesão da população à festa. "Estamos a cada ano tentando incorporar alguma coisa a mais para movimentar a cidade, a ideia é realmente testar se ainda tem alguma coisa a ver com a cidade após tantos anos sem Carnaval.”

Neste ano, o grupo de pagode fez seu show parado, enquanto as escolas de samba utilizaram a avenida para um pequeno desfile acompanhado pela população da cidade.

Público se reuniu na Av. Adriano Dias para acompanhar os shows de pagode e desfile das escolas de sambaEduardo Amaral/GES-Especial
As amigas Manuela Camargo e Yasmin Martins também aproveitaram para curtir o carnavalEduardo Amaral/GES-Especial
Pagode da Madre abriu a programação de domingo na área central da cidadeEduardo Amaral/GES-Especial
Em 30 dias foi formado o Bloco Qualquer Jeito, que também estreou neste domingo no carnaval de Campo BomEduardo Amaral/GES-Especial
Em 30 dias foi formado o Bloco de Qualquer Jeito, que também estreou neste domingo no Carnaval de Campo BomEduardo Amaral/GES-Especial

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas