No nome, a festa é das rosas, mas dentro do Parque do Imigrante, em Sapiranga, a festa é das flores, da boa comida, do chope, das famílias, da dança e, principalmente, da diversão. Mesmo com períodos de chuva, o público faz questão de comparecer vindos de diversos cantos.
O evento, que teve início no sábado (11) e contou com um show lotado da banda hamburguense Reação em Cadeia, ganha destaque pelos shows nacionais e música variada, mas também oferece ao público muito mais que isso. A culinária, por exemplo, é um dos destaques.
E uma das atrações mais procuradas é a cuca de rosas, produzida pela Associação Koloniegeschmack (Sabor da Colônia), onde mulheres agricultoras de Sapiranga fazem e comercializam suas receitas não só de cucas, mas também de pães, pizzas de linguiça e outras iguarias da comida típica alemã preparadas na hora.
“O público busca muito as cucas de abacaxi e de maçã com rosas. É uma coisa diferente e gostosa, e que tem vendido mais do que imaginávamos”, comenta a integrante da associação, Angélica Willmann.Ponto de visitação obrigatório na festa é o Espaço da Agricultura Familiar, na Vila Germânica, onde os agricultores de Sapiranga oferecem uma variedade de produtos frescos. Além das cucas, o público também encontra queijos, salames, linguiças, artesanatos e até pizza vegetariana. Esta última faz parte da Feira Orgânica Agroecológica Ecoferrabraz, da qual a nutricionista Ariana Menezes faz parte. “Tá sendo muito bom, as excursões ajudam a trazer o público e aumentar as vendas”, comentou.
Público de todas as partes
O casal Rose Lemos e Milton Miotto, de Parobé, aproveitou para registrar um momento com as soberanas, a rainha Lívia Flor e as princesas Flávia de Souza e Amanda Somavilla. “É uma festa muito bonita e acolhedora, com as rosas mais bonitas da região”, disse Rose.
Por sua vez, as soberanas destacaram que os dois primeiros dias de festa estão sendo uma experiência incrível e que mesmo com o tempo não colaborando, a festa está acontecendo.
Já as amigas Verônica Pereira, Elisângela Cas e Lurdes Dramonte chegaram a Sapiranga com uma excursão vinda de Xangri-lá, no litoral. As três aproveitavam a música da festa após terem garantido a compra de rosas para os jardins de casa.
Da mesma forma, Vilma Rosa Soares, Noemia Cremonese e Beatriz Urbano, de Viamão, foram à festa de excursão. “Eu tinha um sonho de encontrar uma rosa amarela, e consegui. As rosas compraram rosas”, brincou Noemia.
Além disso, a Vila Germânica é um local para curtir a Festa das Rosas de forma mais tranquila. Esta área abriga o Palco Rosengarten, onde mais de 30 apresentações musicais acústicas serão executadas até o fim da festa, no dia 19 de novembro.
Os estandes estilizados e rústicos abrigam cervejarias artesanais e uma variedade de opções gastronômicas para serem desfrutadas junto à música. Nesta tarde, as apresentações foram de Kael e também de Adriano Vidal e Guilherme Weber. Encerrando a noite, Jordan e Rafa se apresentaram às 21h30.
Diversão para toda a família
A Festa das Rosas também é um evento perfeito para famílias. Com um parque de diversões que atende a crianças e adultos, quem deu uma volta na roda gigante pôde apreciar uma visão privilegiada do Parque do Imigrante. Para os pequenos, uma área kids com brinquedos infláveis garante a diversão com segurança. Os visitantes podem, ainda, desfrutar de um chimarródromo e experimentar chope artesanal.
Shows nacionais confirmados
Após uma liminar no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a prefeitura conseguiu manter a programação dos shows nacionais das duplas sertanejas Jorge & Mateus, Guilherme & Benuto e de Zé Neto & Cristiano, este último previsto para a noite deste domingo (12). As apresentações haviam sido suspensas após ação do Ministério Público, que alegou excesso de gastos na festa. Somados, os três shows ultrapassam R$ 1,6 milhão.