CHUVA EXCESSIVA
Com El Niño perto do pico, tempo em novembro será de extremos e impactos à população; confira
Temperaturas devem ficar amenas durante o mês
Última atualização: 30/10/2023 14:10
Em novembro, o tempo do Brasil continua a ser influenciado pelo fenômeno El Niño, que está perto de atingir seu pico de intensidade, entre dezembro e janeiro, segundo a MetSul Meteorologia.
Após outubro se despedir com sol durante o final de semana e tempo nublado nesta segunda-feira (30), em regiões do Rio Grande do Sul, o próximo mês tende a ter temperaturas abaixo da média, chuvas excessivas e temporais.
Entenda como fica o clima do Rio Grande do Sul durante novembro:
Chuvas excessivas e temporais
Em algumas áreas do Sul do País, o próximo mês será de chuva excessiva, com cheias de rios e enchentes, podendo haver precipitação muito acima da média em grande parte da região.
Os maiores acumulados serão na Metade Norte gaúcha, junto de Santa Catarina e Paraná, com marcas de 300 a 500 milímetros, isoladamente ou superiores, de acordo com a MetSul Meteorologia.
À medida que o verão se aproxima, com a maior frequência de chuvas e a atmosfera da Terra mais aquecida, os temporais tendem a aumentar entre o Centro e o Sul do País. Além disso, há maior risco de ciclones extratropicais na latitude média do continente.
No Sul do RS, ainda que a chuva aumente em relação a outubro, continua menor do que em setembro.
Temperaturas
Entre setembro e novembro, o mês que começa nesta quarta-feira (1º) será o mais quente dos três. Em Porto Alegre, a temperatura mínima será de 17,2ºC e a média máxima será de 27,7ºC, segundo série 1991-2020.
Entretanto, por conta das chuvas frequentes e a atuação de massas de ar frio, de acordo com a MetSul, o RS, assim como SC, não sofrerão com o aumento significativo da temperatura. Na verdade, especialmente no Estado gaúcho, algumas áreas podem sentir o frio um pouco mais acentuado.
Apenas uma semana das quatro de novembro terá dias de calor no RS. As outras três serão de temperaturas mais amenas, com massas de ar frio vindo da Argentina. Ainda assim, o Sul do País pode vir a presenciar alguns dias de calor forte a intenso.
Assim, os dias do mês que antecede o Natal serão mais agradáveis do que é normalmente observado no Rio Grande do Sul, especificamente em cidades do Sul e Leste, e os gaúchos terão algumas noites de frio.