Com bailes, apresentações, concursos, desfiles e encontros, entre outras atividades, terminaram neste fim de semana os festejos farroupilhas nos acampamentos da região. E os dias de tempo firme levaram milhares de pessoas a aproveitar as últimas atrações dos espaços.
Sarau das patroas
Em São Leopoldo, além dos bailes, um dos destaques do último dia do acampamento montado no Parque do Trabalhador, no bairro Vicentina, foi o Sarau das Patroas, que ocorreu na tarde deste domingo (22). Patroa do CGT Tropeiro das Coxilhas, Leonete da Rosa explica que o evento acontece de maneira semelhante na sua entidade e que, este ano, a intenção foi fazer também no acampamento, para homenagear as mulheres e patroas das entidades presentes no local. “Nada mais é que a valorização da mulher do acampamento”, resumiu.
Nesta primeira edição, 10 mulheres participaram do sarau. Nele, foi lido um histórico de cada uma, a mulher era convidada a desfilar com seu “par de honra” e, durante o desfile no tablado, recebia um mimo de seus “padrinhos” convidados. “Um leque, pois não tem nada mais simbólico para uma patroa”, comentou Leonete, citando que os leques foram patrocinados por Osni Vagas e a loja Sul Kotz. Após o desfile, as patroas, seu pares de honra e padrinhos dançaram uma valsa gaúcha.
Valorização
Amigas, Inara Franco Coelho, a Teca, 55 anos, e Carla Prates, 50, patroas do CTG Tapera Velha e do Grupo Tradicionalista Sentinela Farroupilha – Amigos do Prates, respectivamente, foram duas das homenageadas no sarau. Elas destacaram o reconhecimento que o evento proporciona às mulheres presentes no local. “Pra mim foi muito bom, porque a gente não tem tempo de vir. Esse ano não vim em um baile aqui, nem sabia como estava funcionando. Vim no dia da guarda da chama, ia no galpão da Carla e voltava pra cozinha”, comentou Teca, lembrando que várias atividades acontecem para os homens do parque, enquanto as mulheres estão na organização dos galpões.
“No grupo, temos uma equipe reduzida, então, a gente se desdobra e o tempo é limitado. Eu não participei de nenhum baile, só vim olhar, ficava um pouquinho e já voltava. Então, esse sarau é uma valorização e eu acho bonito isso”, opinou Carla, citando que começou na cultura gaúcha no CTG da amiga Teca, há mais de 40 anos. “A gente é união, uma família como costumamos dizer”, pontuou Teca, rechaçando uma possível rivalidade entre os piquetes.
Aniversário da ATGF teve homenagens na Feitoria
No acampamento montado no bairro Feitoria, a programação encerrou no sábado (21). Mas na sexta-feira (20), durante a extinção da chama, uma homenagem foi destaque: para celebrar os 10 anos da Associação Tradicionalista Gaúcha da Feitoria (ATGF), fundadores da entidade receberam placas comemorativas – para os que já faleceram, o mimo foi entregue a familiares presentes.
Foram homenageados: Claudionei Scherer, Sandra Waliszenski Scherer, Hedmundo Airton da Costa Corrêa, Fátima Maria Garcia Machado Flach, Adão Rodrigues Soares e Marlene Tavares Soares, Gilmar Mathias de Almeida, Francisco Pereira, Francisco Sérgio Corrêa da Costa, Antônio Rodrigues, Luís Carlos Cantini, Vanoli Rodrigues de Lemos (in memorian), Nesio Miranda e Sadi Pereira (in memorian).
Avaliações positivas nos acampamentos leopoldenses
Presidente da Associação dos Gaúchos Acampados no Parque (AGAP), João Batista Ribeiro avaliou a Semana Farroupilha deste ano no Parque do Trabalhador, chamando-a de festa da superação “com S maiúsculo”, após o bairro ser devastado pela enchente de maio. “Acho que superou todas as expectativas. Claro que tem muita coisa pra melhorar, tem muita coisa pra fazer, muito trabalho. Mas terminamos a Semana Farroupilha já pensando na outra, porque temos que manter viva a chama da tradição, a chama da cultura, o empenho, a dedicação que o povo gaúcho tem”, disse, emocionado.
Patrão da ATGF, Claudionei Scherer também avaliou de maneira muito positiva a Semana Farroupilha 2024. “A movimentação foi muito boa, os galpões estavam sempre lotados, tivemos bastante atividades, como os concursos de bóia campeira, bocha, truco, os shows. Foi a primeira festa depois da enchente e superou nossas expectativas, pois não achamos que seria tão bom.”
LEIA TAMBÉM: SEMANA FARROUPILHA: A importante participação dos jovens no tradicionalismo
Desfiles em Esteio e Portão
O tempo instável da manhã da sexta-feira (20), acabou cancelando o desfile tradicionalista que ocorreria no Centro leopoldense. No próximo sábado (28), porém, deve haver o desfile na Feitoria, organizado pela Associação dos Empresários e Profissionais Liberais do Bairro Feitoria (Assemplife).
Em Esteio, o desfile aconteceu na tarde da sexta, contando com diversos cavalarianos que saíram do Parque Assis Brasil e passaram por diversas ruas até retornarem ao parque.
Em Portão, o evento foi adiado para a tarde do sábado (21) e contou com cavalarianos e entidades tradicionalistas, que saíram do Centro de Eventos Lothar Kern, desfilaram por vias do Centro e voltaram ao espaço.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags