PARA TODA A COMUNIDADE
Com apresentação musical de Natal, Canela ganha Espaço Sicredi João Pessoa; confira detalhes
Para comemorar inauguração, até sexta-feira (8) a unidade receberá diversas atrações culturais
Última atualização: 05/11/2024 10:52
Personagens de Natal, banda marcial, aliados a um novo estabelecimento com layout totalmente modernizado. O que tudo isso tem em comum? A inauguração do Espaço Sicredi João Pessoa, em Canela.
Localizado no bairro Vila Boeira, na Rua João Pessoa, 725, o começo da noite de segunda-feira (4) foi especial para a cooperativa. Dezenas de convidados, representantes de entidades e moradores estiveram presentes para prestigiar a nova unidade, que chega, agora, para agregar junto do Espaço Sicredi Canela, no Centro.
A abertura da agência contou com a apresentação especial de uma banda marcial, caracterizada de forma natalina, em frente ao local, para aproveitar o momento da cidade, que realiza o Sonho de Natal.
LEIA TAMBÉM: NATAL LUZ: Espetáculos terão alteração na programação devido ao Festuris; confira mudanças
A cerimônia contou com a manifestação do diretor executivo da Sicredi Pioneira, Solon Stapassola Stahl, que trouxe uma narrativa sobre o futuro e como a unidade pode agregar na construção da cidade. A cooperativa valoriza o contato humano e a construção de relacionamentos. "Sempre teremos gente cuidando de gente e esse espaço reflete isso", justifica.
Um espaço para a comunidade
"O que estamos abrindo hoje aqui não é uma agência. É um espaço para a comunidade. Nós da cooperativa acreditamos muito que, por mais que se fale tanto no futuro digital, nós acreditamos que o futuro não é digital, é humano. O digital é uma ferramenta, um meio de aproximar e encurtar distâncias, mas não pode ser o futuro da humanidade. Por isso estamos investindo em espaços para a comunidade", afirma.
Para ele, a entrega foi possível ao olhar para a comunidade local e suas necessidades, onde as pessoas possam se reunir, criar de forma conjunto, ensinar e aprender. "Esses espaços foram co-construídos com pessoas que representavam a comunidade. Inclusive o nome do espaço João Pessoa foi ouvindo a comunidade, que acreditou que este seria o melhor e significativo. A cooperativa não tem sócios, são sócios que têm a cooperativa", complementa.
VEJA AINDA: Ex-jogador de futebol da seleção brasileira é confirmado como palestrante no Meeting Festuris
"Quis o destino que em 28 de dezembro de 1902 um grupo de católicos e luteranos, sobre a premissa que precisamos cooperar naquilo que temos em comum, deixando as diferenças de lado para evoluirmos enquanto sociedade, constituíram a caixa de economia e empréstimos Amstad, hoje Sicredi Pioneira. 42 anos depois, no mesmo 28 de dezembro de 1944, é emancipada Canela, município que serviu muitas vezes de lar e acolhimento para hoje o nosso patrono do cooperativismo.
O presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, Tiago Schmidt, aproveitou o momento para falar sobre o cruzamento das histórias, de nascimento, crescimento e evolução da cooperativa, com a cidade de Canela. Ele também falou sobre a relação do padre Amstad com o município.
"O padre vinha para cá e acredito que a altitude lembrava sua cidade natal, na Suíça, ao lado dos alpes. Andar por essa cidade e enxergar prosperidade por algo que nós enquanto cooperativa acreditamos muito e que extrapola o econômico me faz dar destaque para uma palavra que está no propósito da cooperativa e que é um sentimento que nos move desde 1902, que juntos construímos comunidades melhores. A palavra que destaco é comunidade", explica.
Segundo o representante da cooperativa, o objetivo da Sicredi é estar integrado à população e trabalhar por ela. "Qual a comunidade de Canela que queremos encontrar em 2044, quando o município completar 100 anos? Estaremos aqui, se Deus permitir, e como será? Isso vai depender das nossas ações hoje, do futuro que vamos construir, porque temos essa bênção de Deus de agir como queremos. E temos certeza que esse espaço vem para isso, para atender à comunidade e às futuras gerações", frisa.
SAIBA MAIS: Gramado receberá nova edição do Festival de Cinema Italiano; veja a programação
A abertura ainda teve a bênção e momentos de oração com o padre da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes Eric Pozzobon dos Santos, que também abençoou a unidade e convidados com água benta, e o pastor Éder Bartz, da comunidade São João da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Canela.
Detalhes do empreendimento
São 780 metros quadrados de agência, com inúmeros espaços disponíveis para os moradores. A ideia é que a comunidade se aproprie das salas de reunião, do coworking e do auditório, que tem capacidade para até 96 pessoas.
A nova unidade fica em uma via movimentada da cidade canelense, a João Pessoa - que dá nome ao local. Por isso, um estacionamento está disponível, para até 23 veículos.
O Espaço Sicredi ainda conta com sala de treinamentos, sistema de projeção e Internet e cozinha integrativa.
Programação especial
Para marcar a inauguração, a agência realiza a partir desta terça-feira (5) até a sexta-feira (8) uma programação cultural e totalmente gratuita. A ideia é que a comunidade possa sentir a multifuncionalidade dos ambientes.
OPORTUNIDADE: Com bolsas de até R$ 1,2 mil, processo seletivo de estágio é aberto na Prefeitura de Gramado; veja vagas
Dia 5 - Cultura Cooperativista
9 às 11 horas: Interação com Plataforma 360°
9 horas: Receptivo com voz e violão e a Boneca Marinalva
9h30: Ação pedagógica com abelhuda (biblioteca móvel da Sicredi Pioneira): contação de histórias e musicalização com a participação da personagem Abelhinha
10h15: Teatro de Bonecos
14 às 16 horas: Interação com Plataforma 360º
14 horas: Receptivo com voz e violão e a Boneca Marinalva
14h30: Cine Sicredi Pioneira com a exibição do Curta Metragem “O Caminho de Hans”
15h15: Contação de Histórias.
Dia 6 - Maturidade, Saúde e Bem-Estar
9 horas: Receptivo com voz e violão e a Boneca Marinalva
9h30: Contação de Histórias
10 horas: Palestra "Autocuidado na Melhor Idade”
11 horas: Atividade de Alongamento Corporal
14 horas: Receptivo com voz e violão e a Boneca Marinalva
14h30: Apresentação Cultural da Sonarte
15 horas: Palestra "Autocuidado na Melhor Idade”
16 horas: Atividade de Alongamento Corporal
Dia 7 - Educação e Carreira
9 às 11 horas: Interação com Cabine de Fotos
9 horas: Receptivo com música ao vivo e a Boneca Marinalva
9h30: Relato do saxofonista Gabriel Boelter sobre carreira
9h45: Palestra e dinâmica sobre Carreira
14 às 16 horas: Interação com os Pernas de Pau da Sicredi Pioneira
14 às 16 horas: Interação com Cabine de Fotos
14 horas: Receptivo com voz e violão e a Boneca Marinalva
14h30: Jornada de Educação Financeira: teorização, workshop e oficinas
Dia 8 - Cultura Canelense
9 às 11 horas: Exposição “Cultura do Rio Grande” do acervo do CTG Querência da 27ª RT
9 às 11 horas: Exposição “Nossos Retratos” da Apae Canela
9 horas: Receptivo com voz e violão e a Boneca Marinalva
9h30: Apresentação Cultural da Invernada do CTG Querência da 27ª RT
10 horas: Teatro de Bonecos.
14 às 16 horas: Exposição “Cultura do Rio Grande” do acervo do CTG Querência da 27ª RT
14 às 16 horas: Exposição “Nossos Retratos” da Apae Canela
14 horas: Receptivo com voz e violão e a Boneca Marinalva
14h30: Apresentação Cultural da Invernada do CTG Querência da 27ª RT
15 horas: Contação de Histórias
18h30: Receptivo com voz e violão e a Boneca Marinalva
18h30: Coquetel
18h30: Lançamento e Sessão de Autógrafos do Livro “O Vale do Rio Silveira” de Vitor Hugo Travi
19 horas: “Encontros com a Memória” do Memorial Canela, com o entrevistado João Carlos Wender
Confira vídeo da inauguração