A auxiliar de limpeza Márcia dos Santos da Silva chegou por volta das 14h25 à Unidade de Pronto Atendimento do Centro (Upa Centro) de Novo Hamburgo, com seu filho de 2 anos com quadro de tosse, mas foi informada que apenas um pediatra estava atendendo na tarde desta segunda-feira (17) e que deveria retornar após as 19 horas ou se deslocar até a UPA de Canudos.
“Minha referência é o posto da Kroeff, mas não atendem de tarde, por isso vim na Upa Centro que é lugar que já conheço”, conta Márcia.
A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que há apenas um pediatra em atendimento devido a uma intercorrência na família da outra profissional que presta serviço na unidade do Centro e que as crianças em situação de urgência estão sendo atendidas. As demais estão sendo referenciadas para a UPA Canudos.
A situação não teria relação com aumento no número de pacientes por conta da mudança de temperatura, mas o órgão de saúde ressalta a importância de manter as crianças agasalhadas.
LEIA TAMBÉM