PRECAUÇÃO
Com 20 casas evacuadas por risco de deslizamento, município da região aguarda laudo para definir futuro
Moradores deixaram suas residências há uma semana após perceberem trinca em rocha de arenito
Última atualização: 21/05/2024 16:25
Moradores das ruas Maquiné e Mostardas, no município de Lindolfo Collor, convivem há uma semana com a incerteza de quando poderão retornar para casa. No dia 14 de maio, após um pedido de ajuda, equipes do Corpo de Bombeiros e da prefeitura foram à região e perceberam a presença de uma trinca na rocha de arenito que sustenta o local.
Vizinhos relataram ter ouvido diversos estalos e ruídos oriundos da falha geológica. Diante disso, 20 casas precisaram ser evacuadas imediatamente. Após a análise dos bombeiros, o local foi isolado e geólogos acionados.
Nesta terça-feira (21), exatamente uma semana depois da evacuação, o prefeito Gaspar Behne explicou que um laudo está em produção. “Os profissionais voltaram hoje, após a chuva e o solo secar, para fazer novos testes.”
Conforme Behne, o resultado deve ser conhecido entre quinta (23) e sexta-feira (24). “Resolvemos fazer a evacuação antes que uma tragédia pudesse acontecer.” O prefeito afirma que até o momento, nenhum morador precisou de assistência da prefeitura. “Estão em casas de familiares e amigos.”
Conversa com o Estado
Questionado sobre a estratégia em caso de condenação da área, o prefeito diz que será necessário procurar o governo do Estado. “Vamos ter que conversar, achar uma solução para recuperar a região, buscar um novo loteamento ou auxílio aluguel.”
Behne completa afirmando não ser possível retirar uma pedra sequer. “Se tirar uma pedra, tudo pode desmoronar.”