PARA VOCÊ!

Coloque seu traje típico e leve seu caneco de vidro: Oktoberfest de Nova Petrópolis é atração do fim de semana

É só o mês de outubro começar que os finais de semana se tornam de festas, com trajes típicos alemães, chope e comidas tradicionais

Publicado em: 03/10/2024 11:22
Última atualização: 03/10/2024 11:23

É só o mês de outubro começar que os finais de semana se tornam de festas pela região. Em Nova Petrópolis, desde a quinta-feira (3) o Centro da cidade se tornou palco da Nova Oktoberfest. Com muitas bandinhas típicas, show regionais e internacionais, chope, comidas tradicionais e jogos germânicos, o público encontrará programação gratuita. 

Jogos germânicos serão realizados durante a Nova Oktoberfest de Nova Petrópolis Foto: Jei Heydt/Divulgação

Ainda pela região, quem preferir ir para outros lados da Serra gaúcha também encontrará opções para curtir os dias de sol e temperaturas agradáveis. Em Caxias do Sul, quem é amante de arte encontrará atração gratuita no segmento da cerâmica. Já em Cambará do Sul, há incentivos para visitar os cânions. 

Confira todas as dicas abaixo. 

Hora de colocar o traje típico

“Venham vestidos típicos, tragam seu caneco de vidro”. Esse é o convite da Ângela Fuhr, integrante da comissão organizadora da Nova Oktoberfest de Nova Petrópolis, que começou na quinta-feira, e está em sua terceira edição desde que a programação foi revitalizada.

Com inspiração no evento mais tradicional do mundo, a Oktober de Munique, na Alemanha, serão dois palcos culturais, mais de nove cervejarias com diversos tipos de chope, um parque de diversões, muitas bandinhas típicas, bailão e atrações totalmente gratuitas. As atividades serão realizadas em dois finais de semana, até 13 de outubro.

A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas. A ideia, ainda, é bater esse número. “Projetamos o mesmo público do ano passado. Mas a projeção foi feita antes da ponte estar pronta, então imaginamos que a estrutura nova irá somar no evento”, explica a organizadora.

O evento neste ano foi ampliado e ocorre na Rua Coberta e Praça das Flores. A programação teve o pontapé inicial com a caminhada pelo interior da cidade, em Linha Imperial, na localidade considerada berço do cooperativismo. Foram 130 participantes que percorreram um percurso de nove quilômetros.

“Foi um aquece para os sete dias de evento e esperamos que tenhamos um bom público prestigiando nossas atrações, que são focadas em público de bailão, já que teremos shows regionais, uma banda internacional e outra de Santa Catarina”, coloca Fuhr.

Atrações

A Arena de shows será assinada pelas cervejarias Edelbrau e Traum. Entre as novidades, está o palco cultural. “Nesse haverá apenas as bandinhas típicas, que também circularão, além dos grupos de dança”, conta Djuli Boesing, também organizadora.

Orquestra La Montanara é uma das atrações da Nova Oktoberfest em N. Petrópolis Foto: Divulgação

Também nesse palco, os tradicionais jogos germânicos estarão presentes. Desde o chope de metro, até a corrida de sacos, que rende, sempre, boas risadas. “Vão ser quatro modalidades. O mass krug será um deles, que consiste em segurar o caneco de um litro cheio de chope, e quem conseguir segurar por mais tempo vence. Também volta o arremesso de ovo, que fez muito sucesso no ano passado”, complementa Djuli. As inscrições ocorrem na Rua Coberta, no momento das atividades.

No 12 de outubro, o dia será voltado aos pequenos, devido ao Dia das Crianças e haverá o Sicredi Kindertag, assinado pela Sicredi Pioneira. “Pensando no futuro da tradição germânica, teremos as categorias infantis”, coloca a organizadora.

“Teremos espaço para expositores, com produtos da região e típicos de Oktoberfest. Teremos um estande de souvenires do evento, com canecos, trajes típicos vindos direto da Alemanha, chapéus, tiara, penas, para todo mundo entrar no clima”, revela Ângela.

Próximo da Praça das Flores, a Rua 7 de setembro foi fechada para os estandes e para o parque de diversões com roda-gigante. “É uma tradição das Oktoberfests, para englobar o público infantil, mas também trazer atrações para adultos e remeter a essa questão, nos inspiramos na Oktober de Munique. E justamente por isso não trazemos as cores vermelho, amarelo e preto, e sim, as originais da Baviera, o azul e branco”, justifica Ângela.

A gastronomia também promete ser destaque. Os food trucks disponibilizarão pratos já conhecidos dos moradores da região, assim como aqueles típicos da culinária germânica, como o bratwurst – pão de batata, salsicha e mostarda -, eisbein – joelho de porco -, assim como os doces bretzel – pão em formato de nó – e a krapfen – massa doce recheada.

Importância cultural

Em Nova Petrópolis, a cultura germânica é inserida constantemente na rotina do município. São oito grupos de dança pertencentes à Associação de Danças Folclóricas Böhmerland.

“Somos praticamente os únicos aqui da região com essa tradição de Oktober, por isso que quisemos voltar com tudo, mostrando a cultura, fomentando as raízes, com os jogos, as bandinhas, não apenas algo comercial”, pontua Djuli.

A comunidade é convidada a levar os seus canecos, para aliar a sustentabilidade. Caso não tenham, no local será vendido o acessório feito de vidro, típico alemão. “Manter a cultura de tomar o chope em caneco de vidro, porque não altera o sabor, é uma experiência completa e também retoma à Oktober de Munique”, finaliza Ângela.

Programação
Na sexta-feira, dia 4, o bailão raiz invade o palco do evento com shows de Flávio Dalcin e Banda Ouro e Banda Rainha Musical. No sábado, 5 de outubro, as bandas Exemplo, 0800 e Madame Frau vão dar o clima.

Haverá, ainda, a Parada da Oktober, quando os integrante da Associação Böhmerland irão desfilar pela Avenida 15 de Novembro, às 15 horas.

No domingo não haverá programação, devido às eleições municipais. 

Primavera nos Cânions

Durante o mês de outubro, a Urbia, concessionária dos cânions Itaimbezinho e Fortaleza, realiza promoção de ingressos para comemorar a chegada da primavera.

Durante a nova estação, os turistas conseguem acompanhar flores silvestres que brotam nessa época do ano, em fendas nas rochas. As cores verdes, também, ficam mais vibrantes.

Outubro será de promoção pelos cânions de Cambará do Sul Foto: Urbia/Divulgação

Até dia 31, o visitante que adquirir as entradas de forma antecipada, pelo Urbiapass, terá desconto de 10%. Com o incentivo, o acesso inteiro fica R$ 91,80 e melhor idade R$ 64,35. A entrada é válida para três acessos, durante sete dias. A promoção não é se estende para compras na bilheteria.

Celebração da cerâmica artesanal

A tradição da cerâmica gaúcha ganha destaque em Caxias do Sul com a realização da Casa Cerâmica, evento gratuito que reúne artistas, artesãos e amantes da arte em torno de peças únicas. O projeto foi financiado pela Lei Paulo Gustavo.

Neste sábado, das 10 às 19 horas, o Centro de Cultura Ordovás se transforma em um verdadeiro ateliê a céu aberto, com 22 expositores e vastas opções de atrações, como palestras e apresentações musicais.

A programação contará, ainda, com três oficinas e dois ceramistas realizando demonstrações ao vivo com modelagem em torno. Marco Fronckowiak e Júlia Splash, ambos professores em Porto Alegre, dividirão a cena com três corais da região.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas