Quase 80 mil pessoas que estão tirando a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ganharam mais tempo para terminar o processo, no Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM: Pedágios da CCR vão deixar de aceitar dinheiro físico? Entenda o que vai acontecer nas praças de 11 rodovias do País
CONFIRA: IPVA 2025: Proprietários de veículos ainda podem garantir até 24% de desconto em janeiro; confira
Somente no RS, 78 mil pessoas tiveram o prazo para o exame prático de direção prorrogado por 90 dias, pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatra). Agora, todos que concluíram a carga horária mínima das aulas práticas até esta terça-feira (31), último dia de 2024, poderão fazer a prova até 31 de março de 2025.
Decisões judiciais prorrogaram o prazo em alguns estados do Brasil por conta da falta de vagas para os exames, ainda por conta da pandemia. Apesar de não ser o caso do RS, conforme o governo estadual, a Senatran considerou as dificuldades para adaptar o sistema em outros locais e, buscando tratar todos os aludos de forma igual, decidiu estender a prorrogação dos prazos para todo o Brasil.
SE INSCREVA NA NEWSLETTER DO ABCMAIS
O que muda
Quem concluiu as 20 horas de aulas práticas obrigatórias até dia 31 de dezembro de 2024, e que o processo venceria nessa data, tem até 31 de março de 2025 para fazer o exame prático de direção.
O sistema ainda está sendo adaptado para o novo prazo e a previsão é que, a partir da próxima segunda-feira (6), os candidatos já possam agendar a data da prova nos Centros de Habilitação de Condutores (CFC).
Já quem não conseguir concluir o processo de habilitação no novo prazo estipulado, terá que abrir um novo serviço e reiniciar todo o procedimento. Algumas etapas, como aulas teóricas e práticas já concluídas, podem ser aproveitadas, conforme o governo do RS.
LEIA TAMBÉM