Maurício Moraes e Ana Luiza Cargnelutti são os novos Rei e Rainha do Tiro do Clube 15 de Novembro. O evento foi realizado no domingo (4), iniciando às 8 horas, com a carreata trazendo os então Rei e Rainha até a sede social do clube, seguida pelo hasteamento de bandeiras e a competição de tiro. Fechando o trio de vencedores, Antonio Ruschel ficou como Príncipe.
Diretor do departamento de tiro, Jairo Dalla Rosa do Nascimento, explica que, mais que uma competição, o tiro tem o propósito de manter a tradição germânica e do esporte, além da confraternização e fazer amigos. “Tudo isso começou em 1892, então são mais de 100 anos de clube, com competições todos os anos, exceto em 2020 e 2021 devido à pandemia”, conta.
Por ser mais que centenário, a medalha recebida pelos campeões é uma réplica da que foi feita 100 anos antes. “Em 2023, fizemos uma réplica de 1923. Esse ano, é de 1924, mudamos o tamanho, alguma coisa, mas a essência é a mesma”, acrescenta Nascimento.
Rei do Tiro em 2023, Daniel Augusto Ruschel, 54 anos, está na modalidade há somente quatro anos e já conseguiu colocar seu nome no cinturão dos campeões. “É uma honra fazer parte de um clube como o 15 de Novembro, que é um dos poucos do Estado que cultua essa tradição do tiro. E também é muito importante fazer parte de um cinturão que vai levar a história do clube por muito tempo”, comenta.
Na disputa de 2024, Ruschel admite que não foi muito bem, principalmente porque a pressão sobre si era maior. Mas para ele, o mais importante é cultivar a tradição, reforçar os laços de amizade e, também, passar isso para as novas gerações. “A distinção de Rei é muito importante porque ela sente o calor de todos os que estão juntos no grupo, assim como foi a recepção na minha casa hoje, de onde viemos em carreata. É uma honra para cada um que entra neste cinto, mas isso não é importante”, finaliza.
Meio século de tiro
Aos 84 anos, Gilberto Wallauer é o atirador mais antigo em atividade no clube 15 de Novembro. São exatos 50 anos no esporte. “Eu tinha um primo que atirava, e ele foi para Brusque em uma competição, voltou contando que tinha sido muito legal. E no ano seguinte, eu iniciei. Aqui em Campo Bom, sou o mais antigo ativo. No entanto, nunca consegui ser Rei, no máximo 1º e 2º cavalheiro. Ser Rei não é para quem quer, em 50 anos nunca fui, mas ainda estou tentando”, explica.
Corte Tiro Rei Sócios – 2024
- Rei – Mauricio Moraes
- 1º Cavalheiro – Josué Bauer
- 2º Cavalheiro – Silvio Borba
- Rainha – Ana Luíza Cargnelutti
- 1ª Dama – Andreia T. de Borba Dias
- 2ª Dama – Loreta Wallauer
- Principe – Antonio Ruschel
- 1ª Valete – Maria Lucia Cargnelutti do Nascimento
- 2ª Valete – Olívia Rafaela de Borba Dias
Corte Tiro Rei Convidados
- Rei – Manoel Moraes
- Rainha – Fabiane Krumenauer
- Príncipe – Luiz Henrique Outero
LEIA TAMBÉM