A clínica-escola de Fonoaudiologia da Ulbra Canoas atende a comunidade que necessita de avaliações audiológicas com valores que estão, em média, 70% abaixo do mercado.
ESTUDANTES DA MEDICINA DA ULBRA FAZEM 20 MIL CONSULTAS COMUNITÁRIAS
“O preço mais barato que encontrei para os exames do meu filho de 5 anos foi R$ 240. Aqui na Ulbra, paguei apenas R$ 70 e o agendamento foi rápido”, afirma a recepcionista Kelly Gomes da Silveira, 38 anos, mãe de Bryan Gomes Melgares.
O menino realizou uma avaliação audiológica infantil. “É muito legal, e a gente não sente dor”, diz o garoto, que reside com os pais em Esteio.
A avaliação audiológica é adaptada às necessidades específicas de cada paciente e pode ser realizada em diferentes momentos da vida, dependendo das circunstâncias, explica a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Ulbra Canoas, Marion Cristine De Barba.
“Consulte um profissional de saúde auditiva para determinar o momento apropriado para a avaliação. Geralmente, os encaminhamentos são feitos por otorrinolaringologistas ou fonoaudiólogos”, explica Marion.
Prevenção auditiva
Para identificar o tipo de perda auditiva, a avalição requer alguns exames, como audiometria tonal, audiometria vocal e imitanciometria. “Cada um desses exames vai avaliar alguma parte do ouvido”, revela a coordenadora.
Segundo ela, é preciso também prevenção. “Geralmente a perda auditiva começa bem pequena e as pessoas só percebem, às vezes, quando já estão com uma dificuldade maior. Por isso, o ideal é fazer esse monitoramento, pelo menos, uma vez por ano”, orienta.
“Estou com muitas dores de ouvido e preciso descobrir o que está acontecendo”, confidencia a professora Vanessa Beatriz Cruz, 37 anos. “Aqui na clínica-escola da Ulbra, o atendimento é perfeito. E paguei 30% do que gastaria em outros locais”, calcula a moradora do bairro Guajuviras, em Canoas.
A quantidade de atendimentos depende dos estágios do curso de Fonoaudiologia da Ulbra, informa a coordenadora Marion. “Neste semestre, estamos atendendo nos turnos da manhã e tarde”, enfatiza. Os atendimentos são realizados por alunos com supervisão de professores.
A avaliação audiológica inclui:
Rastreamento auditivo neonatal: realizado em recém-nascidos para identificar possíveis problemas auditivos;
Avaliação audiológica infantil: pode ser realizada em crianças com suspeita de perda auditiva ou como parte de exames de rotina como a Triagem Auditiva Escolar (TAE) que tem o objetivo avaliar pessoas na idade escolar e detectar precocemente possíveis comprometimentos auditivos, contribuindo para um encaminhamento adequado e melhor prognóstico para o tratamento dos déficits provocados pela alteração;
Avaliação audiológica adulta: pode ser feita em adultos com queixas de perda auditiva, tontura ou outros sintomas relacionados à audição;
Monitoramento audiológico: pode ser necessário em pacientes com perda auditiva progressiva ou em pessoas que usam aparelhos auditivos;
Avaliação pré e pós-cirurgia de ouvido: antes de cirurgias como implantes cocleares ou timpanoplastias, e depois para verificar os resultados;
Exames ocupacionais: em locais de trabalho ruidosos, para monitorar a saúde auditiva dos funcionários;
Avaliação de zumbido: para identificar a causa e gravidade do zumbido nos ouvidos.
LEIA TAMBÉM
A clínica-escola da Ulbra atende crianças, adultos e idosos com diversas patologias e necessidades. Os exames realizados são:
Audiometria tonal: avalia a quantidade de audição (se está normal ou tem perda auditiva). Feita com apresentação de estímulos de tons puros entre as frequências;
Audiometria vocal: avalia a capacidade que o paciente tem de discriminar os sons da fala;
Imitanciometria: avalia a pressão da orelha média e reflexos estapedianos. Importante no diagnóstico de otite média e disfunção tubária, principalmente para crianças com infecções de ouvido recorrentes.
Cinco consultórios de atendimentos com adaptações para atendimento infantil e brinquedos, dois observatórios, uma sala de supervisão, um laboratório de voz e outro de audiologia.
A Clínica-escola de Fonoaudiologia fica na Av. Farroupilha, 8001, prédio 22, segundo andar, ao lado do Hospital Universitário. O telefone é o (51) 3477-9269. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas.