abc+

HISTÓRIA E LEGADO

Claudio Strassburger: Saiba quem foi o empresário responsável por levar os calçados gaúchos para o mundo

Advogado de formação, calçadista foi pioneiro nas exportações dos calçados gaúchos

Eduardo Amaral
Publicado em: 01/11/2023 às 22h:21 Última atualização: 02/11/2023 às 08h:46
Publicidade

Formado em direito pela PUC-RS em 1955, Claudio Strassburger começou sua trajetória profissional de sucesso no ramo empresarial em 1952, quando fundou a empresa Strassburger & Cia. A dedicação à produção de calçados foi uma das marcas de sua vida. Nascido em Porto Alegre no dia 24 de agosto de 1928, foi no Vale dos Sinos que ele fez carreira e ajudou a fortalecer o setor calçadista da região. 

Claudio Strassburger  | Jornal NH



Claudio Strassburger

Foto: Reprodução

Coube a Strassburger o papel de pioneiro nas exportações de calçados da região e do país. As primeiras amostras de calçados produzidos pela sua empresa foi ainda em 1961, quatro anos depois em 1965, Strassburger assinou a primeira exportação de calçados produzidos na região que tiveram como destino a Inglaterra.

Esse embarque tem um significado muito importante para todo o país, como destaca a diretora do Museu Nacional do Calçado, Ida Helena Thön. “Ele foi o primeiro exportador de calçados da região e como o calçado foi o primeiro produto pronto exportado do Brasil, não tínhamos nem lei para exportar”, explica.

Ida conta que Strassburger sempre buscou manter um perfil mais discreto e simples no seu dia a dia. “Estava sempre usando uma sandália que lembrava os franciscanos,e assim fez a primeira exportação, após a primeira da Fenac.”

A diretora ressalta que, apesar do perfil aparentemente simples, Strassburger mantinha ao mesmo tempo uma profunda convicção no seu trabalho. “Ele sempre foi inovador, ousado, empreendedor, não tinha medo de correr riscos e ele apostava no produto dele.”

Foi também Strassburger quem liderou o grupo de empresários que criou o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC). Com a liderança, ele se tornou o primeiro presidente da instituição entre os anos de 1972 e 1974.

Vida fora da fábrica

Toda a experiência adquirida no meio empresarial projetou Strassburger para a política, levando ele a ocupar importantes cargos tanto na esfera local quanto na federal. Eleito deputado federal em 1978, ele tomou posse no ano seguinte.

Em 1979, Claudio Strassburger (a frente) assume o cargo de secretário da Indústria e Comércio no governo Sinval Guazelli (atrás)



Pouco depois, Strassburger pediu licença do cargo para assumir a Secretaria de Indústria e Comércio no governo do Rio Grande do Sul, à época comandado por Sinval Guazzelli. A primeira experiência no Executivo durou pouco tempo, e no mesmo ano ele retornou para Brasília.

Mas em 1982 Strassburger voltaria para o cenário político estadual, desta vez como candidato a vice na chapa do PDS encabeçada por Jair Soares. A dupla venceu aquela eleição e tomou posse no ano seguinte, carregando a marca de serem a primeira dupla eleita pelo voto direto depois de 10 anos sem realização do pleito.

Strassburger morreu aos 95 anos, na tarde desta quarta-feira (1) no Hospital da Unimed em Novo Hamburgo. Ele deixa quatro filhos, dois homens e duas mulheres, além de sete netos e sete bisnetos. O velório será realizado na Cãmara de Vereadores de Campo Bom, mas ainda não foram divulgados os detalhes sobre horários e local de enterro.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade