Atual presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro-calçadista, o deputado estadual Joel Wilhelm lamentou a morte do empresário Claudio Strassburger, falecido nesta quarta-feira (1º), em Novo Hamburgo.
- Morre o empresário calçadista e político Claudio Strassburger
- Saiba quem foi o empresário responsável por levar os calçados gaúchos para o mundo
- Corpo do empresário será velado na Câmara Municipal de Campo Bom; cidade decretou luto oficial
Wilhelm fez questão de lembrar o legado de Strassburger para a indústria do Vale do Sinos. “O setor calçadista está em luto. É com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento do ex-vice-governador do Estado, Cláudio Ênio Strassburger.”
O deputado estadual, que é integrante do mesmo partido que já teve Strassburger como vice-presidente, destacou os vários cargos políticos e empresariais ocupados durante os 95 anos de vida do colega de legenda. “Entre tantas responsabilidades e cargos que exerceu ao longo da vida, foi um dos primeiros a exportar calçados. É preciso destacar que Strassburger foi também vice-presidente do antigo PDS, atual PP. Na política foi vereador, secretário estadual da Indústria e Comércio e deputado federal. Exerceu ainda o cargo de vice-presidente da Fiergs.”
Pioneirismo como marca
Executivo Comercial do Sindicato da indústria de calçados componentes para calçados de Três Coroas, Juliano Mapelli, fez questão de ressaltar o trabalho pioneiro de Strassburger, classificando ele como um exemplo.
- “Um homem capaz, brilhante”, afirma Jair Soares sobre o empresário e político
- Empresário foi um dos idealizadores e primeiro presidente do IBTeC
- Empresário aprendeu inglês com adolescente na década de 1960; relembre
- Empresário exportou primeiros 15 mil pares de calçado gaúcho; “Acreditei que conseguiríamos alcançar aquele mercado”
- Partido lamenta morte de empresário e político
- Entidade empresarial ressalta legado empreendedor
“Seu Cláudio, importante empresario do setor, pioneiro na comercialização de calçados para o exterior, com certeza foi e sempre será, um exemplo de capacidade e persistência, servindo de inspiração para nós e para as futuras gerações ligadas ao setor calçadista”, afirmou em nota. O corpo do empresário e político será velado na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo.
“Grande líder”, diz empresário Roberto Argenta
O empresário Roberto Argenta, diretor-presidente da Calçados Beira Rio, conversou com o Grupo Sinos sobre a morte de Claudio Strassburger. Disse que Strassburger “foi um grande líder e um grande empreendedor, responsável por abrir as exportações do nosso calçado”. Argenta destaca que as exportações foram fundamentais para a expansão do setor calçadista nacional e que hoje são um pilar importante para a geração de emprego e renda no Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM