HOMENAGEM
Claudio Strassburger: Entidade empresarial ressalta legado empreendedor
ACI, Abicalçados e Fiergs ressaltam a participação do empresário em missão internacional, que abriu as portas do mercado estrangeiro ao calçado gaúcho
Última atualização: 02/11/2023 15:53
A morte do empresário e pioneiro na exportação de calçados do Vale do Sinos, Claudio Strassburger, aos 95 anos, gera comoção entre entidades empresariais.
- Morre o empresário calçadista e político Claudio Strassburger
- Saiba quem foi o empresário responsável por levar os calçados gaúchos para o mundo
- Corpo do empresário será velado na Câmara Municipal de Campo Bom; cidade decretou luto oficial
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI), através de seu presidente Diogo Leuck, manifestou seu pesar. "A ACI lamenta a perda deste grande líder, empresário e político. A ACI se solidariza aos familiares neste momento e se orgulha de ter tido Claudio Strassburger como líder e associado!", escreve Leuck.
- Claudio Strassburger: "Um homem capaz, brilhante", afirma Jair Soares sobre o empresário e político
- Partido lamenta morte de empresário e político
O presidente relembrou do trabalho conjunto entre a entidade e o empresário em busca do mercado internacional.
“Que fique para a sociedade o legado de seus grandes feitos, como a primeira exportação de calçados, advinda da missão promovida pela ACI-NH e pelo governo do Estado do RS, em que Claudio Strassburger juntou-se a seis empresários do Vale do Sinos, entre eles o ex-presidente Edgar Sieler, para, juntos, desbravar o mercado americano e teve êxito! E, como presidente da ACI, orgulho-me ainda mais, pois meu avô, Arthur, ombreou ao lado de Cláudio na missão aos EUA e em muitas outra”, afirma.
- Empresário exportou primeiros 15 mil pares de calçado gaúcho; "Acreditei que conseguiríamos alcançar aquele mercado"
- Empresário foi um dos idealizadores e primeiro presidente do IBTeC
- Empresário aprendeu inglês com adolescente na década de 1960; relembre
- "O setor calçadista está em luto", afirma deputado estadual Joel Wilhelm
Outra entidade que se manifestou sobre a morte do empresário foi a Abicalçados. "Se hoje somos a maior indústria de calçados fora da Ásia e considerados um dos principais players do mundo no setor, devemos a personalidades como o senhor Claudio Strassburger, que antes dos anos 1970 iniciou a saga do sapato brasileiro no exterior", disse, em nota, o presidente executivo, Haroldo Ferreira.
"Hoje é um dia de lamentar a morte desse personagem, mas também homenagear esse visionário que teve papel fundamental no desenvolvimento do setor calçadista nacional", acrescenta.
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) se manifestou na manhã desta quinta-feira (2). Em nota, destaca que Cláudio Strassburger era a "liderança dos primórdios da evolução da indústria calçadista do Rio Grande do Sul e homem público, tendo ocupado cargos de governo e como deputado, sempre voltado para as boas causas da sociedade e para o crescimento da nossa economia".
Strassburger morreu no início da noite desta quarta-feira (1º). A prefeitura de Campo Bom anunciou luto de três dias. O velório será na Câmara Municipal de Campo Bom, mas até o fechamento desta notícia ainda não havia detalhes da cerimônia.