Após quatro dias sem a realização de cirurgias eletivas na cidade, a Prefeitura de Canoas anunciou nesta segunda-feira (20), a retomada dos procedimentos. As operações são realizadas no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) e no Hospital Universitário (HU). “Na sexta-feira (17) nos reunimos e analisamos quais eram as condições das nossas emergências”, explica a secretária adjunta da Saúde, Denise de Melo.
Conforme a secretária, o monitoramento nos hospitais é feito dia a dia. “Notamos uma redução, ainda que pequena, na nossa demanda. Reduzimos 50% a ocupação dos leitos no Graças. Isso só foi possível devido a reinauguração de 12 novos leitos por parte da Secretaria da Saúde (SMS) e da Prefeitura.”
Demanda reprimida
De acordo com Denise, apesar da queda na ocupação, o HNSG segue operando acima de sua capacidade. “Temos hoje 350% dos leitos ocupados no hospital. No entanto, por ser uma urgência e emergência que trabalha com a porta aberta, conseguimos trabalhar com uma retaguarda garantida por conta da rotatividade.”
A secretária ressalta ainda que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também seguem atendendo os casos mais urgentes. “As UPAs funcionam justamente para estas situações. As pessoas podem procurá-las em casos de emergência, com certeza serão bem atendidas.” Das opções, apenas o HU não trabalha com a porta aberta para casos extremos. “Temos no município a opção do Hospital de Pronto Socorro (HPSC).”
O alto número de ocupação dos leitos hospitalares canoenses acontecem, segundo Denise, por conta da demanda reprimida nas casas de saúde da capital. “Enquanto a situação dos hospitais de Porto Alegre não se normalizar, vamos continuar recebendo pacientes tanto da capital, quanto de outros municípios da região metropolitana.”
“Portas não fecharam em nenhum momento”
Denise aponta que mesmo durante os quatro dias em que as cirurgias eletivas de menor gravidade foram suspensas, as portas de urgências e emergências continuaram abertas. “Não paramos com os atendimentos, as portas não fecharam em nenhum momento na cidade.”
Para que isso fosse possível, ela afirma ter sido necessário uma combinação de esforços entre hospitais, Secretaria e Prefeitura. “Nos unimos em prol da comunidade. Se não fosse pela suspensão momentânea destas cirurgias, teríamos que fechar as emergências e deixar muitos sem atendimento médico.”
A secretária comunica que todos pacientes com procedimentos remarcados, serão atendidos. “Algumas pessoas já foram chamadas e agendaram novas datas.” Entre as cirurgias remarcadas, estavam algumas pertencentes ao mutirão de cirurgias anunciado em 2022.
Recursos do TJ-RS para o Gracinha em Canoas
O Governo do Estado anunciou também nesta segunda-feira, a destinação dos R$ 86 milhões destinados pelo Tribunal de Justiça do RS (TJ-RS) à Secretaria Estadual da Saúde (SES). Os recursos foram doados ao Estado em dezembro de 2022.
Deste montante, mais de R$ 2 milhões serão encaminhados para o Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas. A expectativa do município é realizar 4.572 exames e cirurgias com o valor recebido. “Com certeza vai nos ajudar com esta patologia”, afirmou o titular da SMS, Aristeu Ismailow.
De acordo com o governador Eduardo Leite (PSDB), o dinheiro será utilizado para a realização de mais de 66 mil exames na área da oncologia e mais de 8 mil cirurgias da mesma especialidade. No total serão beneficiados 15 hospitais administrados por municípios e dez pelo Estado.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags