Depois de níveis extremos de chuva, e uma catástrofe sem precedentes no Rio Grande do Sul, maio vai terminando com tempo firme e muito frio no Estado. Além do RS, Santa Catarina também termina o mês com uma manhã típica de inverno.
A madrugada desta sexta-feira (31) foi a mais fria do ano em algumas regiões gaúchas. No município de São José dos Ausentes, divisa com Santa Catarina, os termômetros chegaram a marcar -2,2ºC, conforme a MetSul.
Ainda no Rio Grande do Sul, os termômetros na Serra não marcaram temperaturas negativas, mas cidade como Gramado e Canela, já registraram geada nesta manhã.
No Estado vizinho, o mês também termina com temperaturas recordes. Segundo o governo catarinense, a manhã teve temperaturas de -3,3°C, por volta das 8 horas, na cidade de Bom Jardim da Serra, considerada a menor registrada no ano.
Segundo a Defesa Civil catarinense, também foram registradas temperaturas negativas em Urupema (-2,04°C) e São Joaquim (-0,15°C). Municípios da serra, planalto sul e meio-oeste amanheceram com formação de geada.
Ainda de acordo com o governo catarinense, o declínio das temperaturas no Estado vem acontecendo em razão de uma massa de ar seco que garante resfriamento noturno e reflete na formação de nevoeiros em várias regiões.
LEIA TAMBÉM