AGENDE-SE
Cidades da região têm programação na semana da Consciência Negra; confira
Seminários, apresentações de projetos, palestras, roda de conversa, exposição, filme e samba estão entre as atividades
Última atualização: 16/11/2024 14:43
Seminários, apresentações de projetos, palestras, roda de conversa, exposição, filme e samba fazem parte da programação na semana do Dia da Consciência Negra, na próxima quarta-feira (20). Há eventos abertos à comunidade em Campo Bom, Montenegro, Novo Hamburgo e Taquara.
Em Novo Hamburgo, a Universidade Feevale realiza a Semana da Consciência Negra, juntamente com a Semana dos Direitos Humanos. A proposta é proposta é sensibilizar a comunidade a respeito da importância dos direitos humanos em todos os contextos e demarcar, por meio de atividades, a importância do Dia da Consciência Negra para a luta antirracista e para demonstrar o comprometimento da Universidade para a formação integral do sujeito e para a promoção de uma sociedade democrática, que reconheça os direitos individuais e coletivos, a diversidade cultural, a igualdade racial.
Veja também: Programação de Natal: Mais de 20 cidades da região têm eventos gratuitos para curtir com a família; veja lista
O evento ocorre até o dia 25 de novembro, em diferentes espaços da Feevale, sem necessidade de inscrição. Entre as atividades, a exposição A Voz de Aruanda com Mamadou Sène, na Rua Coberta do Campus 2 ocorre nesta segunda-feira (18), 'Ancestralidade e beleza da cultura negra' no Lar São Vicente de Paula, e participação da Sociedade Cruzeiro do Sul, na Rua Coberta.
Também em Novo Hamburgo, a Sociedade Cruzeiro do Sul terá Cinemóvel com o filme Medida Provisória, no dia 19, às 19 horas. E no dia 22, a partir das 20 horas, será a vez do 'Quilombo do Samba', com grupos shows da Cruzeiro e da Protegidos.
Em Campo Bom, o Espaço Cultural Dr. Liberato tem a exposição 'Consciência Negra'. As obras da artista plástica Raquel da Silva podem ser conferidas até o dia 23 de novembro, com pinturas de grandes personalidades negras, desde Nelson Mandela, Bob Marley, príncipes e princesas, até ilustres desconhecidos que representam a diversidade e riqueza cultural das raízes africanas.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e sábado, das 8 horas ao meio-dia. Agendamento de visitas em grupos pelo telefone/whats (51) 3597.4547.
Caí e Paranhana
Nos vales do Caí, em Montenegro, e do Paranhana, em Taquara, há programação pelo Dia da Consciência Negra.
Montenegro
Nesta segunda-feira, a partir das 18h30, a Secretaria Municipal de Desporto, Cultura e Turismo (SMDECT) e a Central Única das Favelas (Cufa) de Montenegro realizarão o evento 'Trajetórias'. O seminário, com painel e bate-papo, será na Câmara Municipal de Vereadores.
Os participantes serão acolhidos por equipes da Cufa, das Empreendedoras Negras e de escolas públicas. A programação segue com apresentação do Grupo de Choro da Fundarte, painel do projeto 'Resgate Negro do Vale do Caí' do bate-papo sobre trajetórias negras em Montenegro, envolvendo personalidades importantes da sociedade local.
Taquara
De segunda-feira (18) até sábado (23), o Instituto Pró-Cidadania (IPC), em parceria com a Lei Paulo Gustavo, o Ministério da Cultura e prefeitura de Taquara, promove a 3ª edição da Semana da Consciência Negra. A programação terá rodas de conversa, apresentações culturais, capoeira, exibição de filmes e debates.
A abertura será dia 18, às 19h30, no auditório da Faccat, com a roda de conversa "Política de Drogas e Cidadania". No dia seguinte, 19 de novembro, a Câmara de Vereadores realizará uma sessão especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra, às 18 horas.
No feriado de 20 de novembro, será realizada uma roda de capoeira no Parque do Trabalhador, às 16 horas, promovida pelo Grupo União de Raças. Já no dia 21 de novembro, a roda de conversa online "O Poder da Comunicação para a Diversidade Infantil" será transmitida ao vivo pelo Facebook do IPC (@institutoprocidadania) e da @superbubyofficial.
Na sexta (22), há sessões de cinema com curtas-metragens sobre diversidade racial e representatividade afro. A exibição noturna será marcada pelo premiado curta "Das Raízes às Pontas", seguido do documentário "Raça Humana", a partir das 19h30, no CEIBC – Viena Shopping.
O encerramento será sábado (23), com a Festa da Consciência Negra na Rua Coberta de Taquara, a partir das 16 horas, com roda de capoeira, samba, dança, performance da Escola de Samba Mocidade Independente do Jardim do Prado, além de shows de grupos como o Samba das Patroas e Boteco do Zé.