PREVENÇÃO

Cidades da região começam a vacinar contra a dengue nesta quinta-feira; veja quais

Imunização é destinada às crianças e adolescente entre 10 e 14 anos

Publicado em: 13/06/2024 06:53
Última atualização: 13/06/2024 07:04

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) começou a distribuir na terça-feira (11) as doses da vacina contra a dengue para os 15 municípios da região que foram selecionados pelo Ministério da Saúde para receberem o imunizante. Com isso, algumas cidades da região, como Novo Hamburgo e Campo Bom, já devem iniciar a vacinação do público alvo nesta quinta-feira (13).


Vacina contra a dengue chega a municípios do Vale do Sinos Foto: Cristine Rochol/PMPA

Conforme a estratégia nacional, as vacinas são destinadas às crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, idades que nacionalmente concentram maior número de hospitalizações dentro da faixa etária indicada pelo laboratório para receber a vacina (5a 60 anos).

Para ter proteção completa contra casos graves e hospitalizações por dengue são necessárias duas doses do imunizante incorporado no Sistema Único de Saúde (SUS), com intervalo de três meses entre elas.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina, chamada de Qdenga, da fabricante japonesa Takeda Pharma, não é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pessoas acima dos 60 anos, público com maior número de óbitos no Rio Grande do Sul.

A definição das cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde teve como base o histórico de casos de dengue, na respectiva região, dos últimos dez anos (de 2013 a 2022), considerando que a estratégia foi definida antes do encerramento do ano passado.

Veja como fica a imunização na região

Entre as cidades que já receberam as doses, Novo Hamburgo, que soma 13.385 casos de dengue e 20 óbitos, segundo a última atualização do Painel de Casos de Dengue desta quarta-feira (12), é um dos municípios que vai iniciar a vacinação nesta quinta-feira (13). Oito unidades de saúde disponibilizarão o imunizante para quem tem entre 10 e 14 anos.

“Começaremos esta importante vacinação para a prevenção da doença, já que o vírus da dengue está circulando em nosso município. Por isso, convido todos a levarem suas crianças e adolescentes a uma das oito unidades de saúde para se imunizarem”, chama o secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel.

A imunização ocorrerá inicialmente em oito unidades de saúde. São elas: Casa da Vacina, UBS Canudos, UBS Santo Afonso, USF Roselândia, USF Kephas, USF Lomba Grande, USF Boa Saúde e USF Iguaçu. Para se vacinar, é necessário apresentar Cartão SUS ou um documento de identificação com foto, e carteira de vacinação.

São 3.244 doses da vacina disponíveis para o público-alvo desta primeira etapa de vacinação. No total, Novo Hamburgo conta com 12.976 crianças/adolescentes, conforme dados do IBGE.

A vizinha Campo Bom também vai iniciar a vacinação nesta quinta-feira (13). Todas as unidades de saúde terão doses disponíveis para vacinar crianças e adolescentes de 10 anos a 14 anos.

Na cidade, mais de 4,6 mil casos de dengue já foram registrados em 2024. No próximo sábado (15), o Centro Materno Infantil e UBS Celeste estarão abertos das 8h às 16h30, sem fechar ao meio-dia, para vacinar contra a dengue e outras vacinas de rotina, como a tríplice viral e a pólio.

São Leopoldo, que soma mais de 12,4 mil casos de dengue e o maior número de óbitos do Estado, com 22, recebeu 3.361 doses da vacina Qdenga. Conforme a assessoria de imprensa, nesta quinta-feira (13), a Secretaria da Saúde promoverá qualificação voltada para técnicos e enfermeiros aplicarem a vacina contra a dengue a partir da próxima semana nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com salas de vacina.

Já em Canoas, os casos de dengue passam dos 4 mil e o número de óbitos chegou a 14. No entanto, a cidade não foi selecionada pelo Ministério da Saúde para receber as doses do imunizante. Na ocasião da visita da Ministra da Saúde ao Estado, a prefeitura solicitou envio de vacinas contra a dengue para o município.

Outras cidades

Dois Irmãos

A Secretaria de Saúde de Dois Irmãos ainda não recebeu as doses da vacina contra a dengue. Assim que chegarem, as doses serão encaminhadas para as Salas de Vacinas e organizado a logística para vacinação.

Estância Velha

Estância Velha recebeu do Ministério da Saúde na quarta-feira (12), as primeiras doses da vacina contra a dengue. A prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), programou a aplicação das doses para o sábado, dia 22 de junho, das 8h às 12h, em todos os postos de saúde do município. Além da vacinação da dengue, os postos de saúde também estarão atualizando as Carteirinhas de Vacinação nas demais faixas etárias.

Sapiranga

Sapiranga, que recebeu mais de 1,2 mil doses da vacina contra a dengue, programou a retirada em Porto Alegre na quarta-feira (12). No entanto, ainda não há previsão de quando a cidade deve iniciar a vacinação do público-alvo

Municípios que também foram contemplados com as doses da vacina: Ivoti (333 doses), Portão (532), Araricá (145), Lindolfo Collor (105), Nova Hartz (345), Morro Reuter (73), Presidente Lucena (42), São José do Hortêncio (63) e Santa Maria do Herval (69).

Dengue já supera em 2024 total de casos de toda a última década no RS

O número de casos em 2024 no Rio Grande do Sul, que recém está chegando ao final do primeiro semestre, já supera o total da soma de todos os últimos dez anos. De 2014 a 2023, a soma de casos confirmados foi de 125.587 (quase 32 mil a menos do que o registrado neste ano). A mesma situação se repete no número de óbitos, sendo 237 só em 2024 e 141 entre 2014 e 2023.

Além disso, dos dez municípios com mais casos no Rio Grande do Sul, cinco são do Vale do Sinos: pela ordem, Novo Hamburgo (2º lugar, só atrás de Santa Rosa), São Leopoldo (3º lugar), Campo Bom (4º lugar), Canoas (6º lugar) e Sapucaia do Sul (9º lugar) - em 11º lugar entra ainda Sapiranga.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas