FRIO EXTREMO

Cidade do RS registra sensação térmica negativa de -14°C na madrugada gelada de domingo

Confira outras temperaturas baixas registradas pelas estações do Inmet

Publicado em: 30/06/2024 09:55
Última atualização: 30/06/2024 22:16

O último dia de junho é marcado pelo clima gelado da onda de frio extremo que atinge o Rio Grande do Sul. Em Gramado, na Serra, os campos ficaram cobertos pela fina camada de gelo. A madrugada de sábado para domingo (30) teve geada e gelo nas estradas em algumas regiões do Estado. Estações meteorológicas marcaram temperaturas negativas em várias cidades.


Serra gaúcha teve formação de geada neste domingo (30) Foto: Juliana Flor/GES-Especial

Em alguns pontos, o ápice da temperatura baixa chegou no início do amanhecer. Mas em municípios como Cambará do Sul, a friaca veio no início da madrugada. Por volta da 1 hora, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou a temperatura de -1,4°C. Mas a sensação térmica alcançou a marca negativa de -14°C.

Além das cidades dos Campos de Cima da Serra, outra cidade com a menor temperatura ao amanhecer foi Quaraí, na fronteira oeste. Por lá, os termômetros marcavam -3,7°C, por volta das 8 horas. Em Soledade, o dia começou abaixo de zero também. Era cerca de 6 horas quando a temperatura atingiu -1°C.

Como fica o tempo no domingo?

Ao longo do dia, a temperatura deve seguir baixa. Segundo a MetSul, “assim como ocorreu neste sábado, as máximas do domingo devem ser baixas a muito baixas sob a presença do tempo ensolarado que vai caracterizar o domingo. Na maioria dos municípios gaúchos, as máximas da tarde devem ficar entre 9ºC e 13ºC”.

Confira abaixo algumas cidades com marcas negativas neste domingo

  • -4,4°C em São José dos Ausentes, às 5 horas.
  • -3°C em Cambará do Sul, às 8 horas. Sensação térmica de -14°C, por volta da 1 hora.
  • -3°C em Vacaria, às 6 horas. À meia-noite, a sensação térmica foi de -8°C, com a temperatura 0,6°C.
  • -3,7°C em Quaraí, por volta das 8 horas.
  • -1°C em Soledade, às 6 horas.

Fonte: Inmet.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas