Os temporais previstos para a noite deste domingo (1º) chegaram com força pela região, por volta das 22h30. Antes da chuva, o vento forte assutou moradores da região e causou quedas no fornecimento de energia elétrica.
No Vale do Paranhana, municípios registraram ventos intensos, inclusive acima dos 100km/h, conforme apontava o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil gaúcha.
LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul já registra granizo e queda de árvores
Por volta das 23 horas, o Observatório Espacial Heller & Jung, parceiro voluntário da Defesa Civil de Igrejinha, registrou ventos de 80,6 km/h e rajada de 100,8 km/h.
NO PARANHANA: Com mais um caso neste domingo, região registra três mortes por afogamento em sete dias
Em Três Coroas, no emsmo horário, o vento atingiu 58 km/h e rajada de 71,6km/h. Em Taquara, os dados do observatório indicaram ventos de 52,6km/h e rajada de 60,5km/h.
Apesar da velocidade, até o momento não havia registro de estragos das cidades, mas as Defesas Civis dos municípios seguem de prontidão. Há relatos de falta de luz nas cidades do Paranhana.
Temporais seguem na madrugada
A MetSul Meteorologia lembra que esta poderosa linha de instabilidade está associada à formação de um ciclone na costa uruguaia se deslocando de Sul para Norte pelo território gaúcho.
VEJA TAMBÉM: O que diz a Polícia Civil sobre acidente de trânsito que matou pizzaiolo na RS-239
Na madrugada da segunda-feira (2), a chuva e os temporais seguem se deslocando pela Metade Norte gaúcha. Há um alto potencial de tempestades fortes a severas com chuva torrencial de curta duração com altos volumes, muitos raios, queda de granizo de variado tamanho (até médio a grande) e ainda vendavais.
Segundo o órgão, existe ainda elevado risco de formação de supercélulas de tempestade, o que pode gerar temporais isolados muito severos com vento destrutivo acima de 100 km/h e mais isoladamente acima de 120 km/h. “Com isso, os temporais podem causar alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores e de postes, e ainda colapso de estruturas.”
A segunda-feira começa com chuva e temporais entre a madrugada e de manhã na Metade Norte gaúcha e deve começar a diminuir ao longo do dia.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags