Gravataí, na região metropolitana, entrou para o seleto grupo de cidades com certificado ouro no atendimento a vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). No Brasil são apenas três municípios com o selo “Cidades Angels”, as outras são Ribeirão Preto (SP) e Sapucaia do Sul (RS).
O título é concedido pela Angels Initiative, entidade internacional que conta com o apoio da World Stroke Organization (WSO). Mas, afinal, o que significa o certificado. Segundo Diógenes Zan, coordenador da equipe multidisciplinar do Hospital Dom João Becker (HDJB), as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o HDJB estão padronizados.
IPVA 2025: Proprietários de veículos ainda podem garantir até 24% de desconto em janeiro; confira
Além disso, escolas municipais também preparam as novas gerações para a prevenção. “Os principais desafios foram integrar os diferentes níveis de assistência, garantindo que todos os profissionais estivessem treinados e alinhados com protocolos internacionais. Além disso, trabalhamos em uma mudança cultural na comunidade, envolvendo escolas e famílias no reconhecimento do AVC e nas medidas preventivas.”
A direção do hospital reitera que investir em práticas avançadas de atendimento ao AVC é fundamental. “Temos porta aberta para urgências por traumas ou condições como o AVC. Dessa forma, contar com uma equipe extremamente capacitada nos dá segurança na condução dos casos. Ficamos muito felizes com a certificação, pois ela evidencia que já estamos colhendo os frutos desse trabalho”, destacou o superintendente, Antonio Weston.
Para manter o padrão, o HDJB criou leitos especializados e implementou o programa “TeleAVC”, que oferece avaliação 24 horas por dia.
LEIA TAMBÉM